CBF acha escutas em sua própria sede

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A sede da CBF está sob escrutínio. Uma empresa de segurança contratada pela diretoria localizou escutas ilegais no prédio da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A reportagem apurou que havia aparelhos em pelo menos duas salas, uma usada para reuniões dos vice-presidentes e outra no espaço usado por um dos principais diretores da casa. A informação inicial foi publicada pelo Globo Esporte e confirmada pelo UOL Esporte.

O comando atual da CBF já tinha conhecimento desde a semana passada sobre os grampos na sede. O trabalho continua. Um dos membros do alto escalão, por exemplo, recebeu o pedido de deixar a porta da sua sala aberta porque a varredura seguiria na parte da noite.

A busca pelas escutas na CBF se dá logo depois do afastamento temporário do presidente Rogério Caboclo, alvo de uma denúncia de assédio moral e sexual contra uma cerimonialista da entidade. Funcionários da CBF desconfiavam que estavam sendo grampeados. Presidentes de federação, inclusive, suspeitam que Caboclo ainda esteja querendo gravar as conversas que tem com eles por telefone.

Mas foi o próprio Caboclo que virou alvo de vazamentos recentes. A ESPN publicou duas conversas dele, gravadas em 2018. Em uma, do então diretor executivo de gestão da CBF aparece conversando com Edu Gaspar, então coordenador da seleção, numa discussão sobre o futuro de Tite e da comissão técnica. O ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que já tinha sido banido pela Fifa, é citado por Caboclo como um agente na tomada de decisão. Na segunda gravação, Caboclo cita Del Nero como “presi”.

A sede da CBF foi inaugurada em 2014, quando José Maria Marin era o presidente. À época, Marco Polo Del Nero era o principal vice da entidade e já dava as cartas. Del Nero já foi investigado pela Polícia Federal, que apurava a ação de um grupo que vendia informações sigilosas. Del Nero admitiu a contratação de detetives para espionar a então namorada.

O UOL Esporte procurou a assessoria de Caboclo e ainda aguarda retorno. Del Nero não atendeu às ligações. A CBF não vai se pronunciar oficialmente.

Uol