Confira dados estratificados da pesquisa Ipec sobre Lula e Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

Ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidere as intenções de voto em todos os segmentos da população, independentemente da renda, escolaridade e região do país, segundo a pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira, o levantamento indica que há diferenças relevantes nos perfis de eleitores que apoiam a candidatura do petista e aqueles que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa aponta 16 meses antes da eleição Lula na liderança pela Presidência em 2022 com 49% das intenções de voto e Bolsonaro com 23% das declarações de voto.

A análise feita pelo GLOBO considerou a margem de erro do levantamento do Ipec, de dois pontos percentuais para mais ou menos, e concentrou-se nos casos com maior discrepância. Ainda que não antecipe as eleições, uma vez que o pleito está distante e os nomes em disputa não estão completamente definidos, a pesquisa retrata a força de cada um dos possíveis candidatos hoje nos diversos segmentos da população.

Os dados indicam que a diferença entre Lula e Bolsonaro fica ainda maior entre a população de menor escolaridade e renda. No grupo que concluiu até a quarta série, o ex-presidente chega a 52% dos votos, enquanto Bolsonaro soma 18%, percentual menor que o registrado na população geral, de 23%. Na faixa seguinte, que considera quem concluiu entre a 5ª e a 8ª séries do ensino fundamental, a diferença chega a 40 pontos. Lula soma 59% dos votos, e Bolsonaro tem 19%. Já entre os eleitores com ensino superior, o atual presidente fica mais próximo do petista, mas segue em segundo com 29% das intenções de voto, enquanto o petista lidera com 37%.

O mesmo comportamento é observado quando considerada a renda familiar dos eleitores. Lula lidera em todas as faixas, mas suas intenções de voto sobem quanto menor a renda familiar dos entrevistados. Entre aqueles com renda de até um salário mínimo, esse percentual chega a 62%, o maior desse recorte. Já na faixa com renda acima de cinco salários mínimos, a proximidade com Bolsonaro fica maior. O petista tem 39% dos votos, contra 34% do atual presidente.

Proporcionalmente, Lula também vai melhor no interior do país que nas capitais, ainda que siga à frente nos dois recortes geográficos. A diferença chega a sete pontos percentuais na comparação interior e capital e chega nove pontos, quando analisadas cidades com menos de 50 mil habitantes e grandes cidade, com população superior a 500 mil. Já Bolsonaro tem praticamente o mesmo desempenho nessas regiões, considerando a margem de erro.

Quando o assunto é região do país, a proporção de votos em Lula fica acima da média nacional no Nordeste (65%), que tradcionalmente é um reduto petista, e menor no Sul (35%), considerando a margem de erro, enquanto Bolsonaro vai melhor justamente no Sul (29%) e nas regiões Norte e Centro-Oeste (28%). Vale destacar que o petista vence em todas as regiões.

No recorte por religião, Lula está à frente de Bolsonaro, segundo o Ipec, entre eleitores de todas as denominações, mas tem desempenho pior no segmento de evangélicos, grupo que nos últimos anos compõe a base de apoio do atual presidente. A votação do petista é 11 pontos percentuais maior entre católicos na comparação com evangélicos. As intenções de Bolsonaro, na contramão, sobem 12 pontos no último grupo religioso em relação aos católicos.

Discrepância semelhante é observada entre os eleitores de Bolsonaro dos sexos masculino e feminino. Enquanto Lula não tem diferença fora da margem de erro na distribuição por gênero, Bolsonaro registra votação menor entre as mulheres, segmento em que soma 19% dos votos. Entre os homens, o percentual chega a 28%,. Tanto entre homens quanto mulheres, Lula lidera com respectivamente 48% e 51% dos votos.

O Ipec entrevistou, presencialmente, 2.002 eleitores em 141 cidades, entre 17 e 21 de junho. A taxa de confiança é de 95%.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf