Congresso se ilumina com cores do movimento LGBT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Brasília Orgulho

Do roxo ao vermelho, as cores do arco-íris decoram os degraus da escadaria da Torre de TV de Brasília. O colorido é o mesmo com pinturas e portais no Parque da Cidade, na Ponte JK e em canteiros na Esplanada dos Ministérios, frutos de uma intervenção artística para o mês do Orgulho LGBT. A iniciativa, que começou no último sábado (19), se estende até a próxima segunda-feira (28) e também chegará ao Palácio do Buriti, sede do Executivo local, ao Buraco do Tatu e ao Congresso Nacional.

Serão dez obras ao todo, produzidas pelo coletivo Brasília Orgulho. Em meio à pandemia da Covid-19, a ideia é substituir as já tradicionais paradas LGBT por pontos onde as pessoas poderão se fotografar e difundir sua mensagem pelas redes sociais.

No Congresso Nacional, a intervenção acontece na próxima segunda-feira (28), às 20h, e será nomeada “Casa do Povo. Casa de LGBT também”. Serão projetadas as cores do arco-íris na sede do Poder Legislativo Federal pelo segundo ano consecutivo. É lá também que acontece o XVIII Congresso LGBT, no mesmo dia.

As intervenções artísticas seguirão expostas na capital federal até o dia 28 de junho. Pensado para “obedecer às normas de segurança sanitária contra a covid-19”, o projeto, nomeado “Cidade Orgulho”, organiza suas ações em locais abertos e espalhados pelo espaço urbano justamente para não gerar aglomerações. A ação tem como um dos apoiadores o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

— Todas as peças e ações são pensadas para o registro de fotos e compartilhamento pelas redes sociais. Enfim, para possibilitar momentos vividos presencialmente com divulgação virtual para que o fortalecimento da alegria de ser chegue a mais e mais pessoas

Segundo o coletivo Brasília Orgulho, a intenção é “reforçar a mensagem de empoderamento e contra o preconceito, e proporcionar sorrisos em cenário tão negativo para a saúde mental das pessoas”. Além das cores na escada de 20 metros da Torre de TV, haverá também pórticos de 2,5 metros de altura, pista de pedestres de 50 metros de comprimento no Parque da Cidade, molduras grandes em pontos tais como Ponte JK e Museu da República, além da iluminação do Palácio do Buriti.

O Globo