CPI investigará Azul por entrada de Bolsonaro em aeronave

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Youtube

A CPI da Covid aprovou, durante sessão na manhã desta quarta-feira, um pedido de esclarecimentos à companhia aérea Azul sobre a entrada do presidente Jair Bolsonaro em um avião comercial em Vitória (ES), na semana passada. O prazo para resposta é de dez dias.

Um vídeo do ocorrido foi divulgado nas redes sociais. Bolsonaro entrou de máscara, mas a retirou em alguns momentos, tirou fotos com alguns passageiros e tripulantes, mas também foi vaiado. O senador de oposição Humberto Costa (PT-PE), autor do requerimento, quer saber, por exemplo, quem autorizou a entrada de Bolsonaro e os nomes dos tripulantes que estavam no avião.

Ele também questiona quais providências a Azul tomou para apurar as responsabilidade pela entrada de alguém que não era passageiro nem tripulante, e quais as medidas adotadas pelo fato de Bolsonaro e tripulantes terem tirado a máscara.

“O dever de fiscalizar é o uso de máscara é da empresa área. Ocorre que, no caso, em tela, além de não proibir a entrada do segurança Jair Bolsonaro sem máscara na aeronave, bem como de não proibir que próprio Bolsonaro de retirar a máscara para responder às pessoas que o criticavam, a própria tripulação retirou as máscaras para atacar tirar fotos com o presidente da República”, diz o requerimento apresentado pelo senador.

Lista de perguntas à empresa
1. Quem autorizou a entrada do Presidente da República, acompanhado de um segurança, na Aeronave da Azul Linhas Aéreas para cumprimentar passageiros no dia 11/06/2021 (sexta-feira), no Aeroporto de Vitória?

2. A Direção da companhia foi consultada a respeito da visita? A Direção da companhia autorizou a visita?

3. Qual o nome do comandante, do chefe da Tribulação e dos demais integrantes da Tripulação que se encontravam na aeronave?

4. O comandante ou o chefe da Tripulação autorizou a entrada do Presidente e de seu segurança na aeronave?

5. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação por ter permitido a entrada na aeronave de pessoas estranhas ao voo para cumprimentar os demais passageiros?

6. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea pelo fato do Presidente da República ter retirado a máscara durante sua permanência na aeronave?

7. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea pelo fato do segurança do Presidente da República estar sem máscara durante sua entrada e permanência na aeronave?

8. Quais as providências adotadas pela companhia Aérea para apuração das responsabilidades da Tripulação, cujos integrantes retiraram as máscaras para fazer fotos com o Presidente da República?

O Globo