Governo Bolsonaro falsifica entrega de equipamentos hospitalares em PE

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo) simularam uma entrega de concentradores de oxigênio em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano, no domingo (30).

Os equipamentos haviam sido entregues pelo governo estadual dias antes, mas aparecem em foto postada por Machado como tendo sido enviados pela gestão de Jair Bolsonaro. Ao Painel o prefeito da cidade confirmou o envio dias antes pelo Executivo do estado e que os prometidos pelo Ministério da Saúde ainda não chegaram.

“É o concentrador que tinha [que aparece na foto]. Na verdade, recebemos o concentrador do governo do estado. Fica a polêmica de quem que deu e, enfim, recebemos cinco concentradores do governo do estado”, diz Fabio Aragão (PP), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, única cidade de Pernambuco em que Bolsonaro venceu no 2º turno em 2018.

“É a pior fase do agreste desde o começo da pandemia, infelizmente. Nunca havíamos enfrentado índices tão altos de contágio e de mortes”, acrescenta Aragão, que afirma que há ocasiões em que precisa repor os estoques de oxigênio da cidade duas vezes ao dia.

Lívia Borba, secretária de Saúde da cidade, diz ter alertado os ministros de que o concentrador que aparece na foto havia sido fornecido pelo governo estadual, mas que não acredita que tenham agido por mal. “Como o governo federal também vai mandar, acho que pensaram que já eram os deles. Mas aqueles eram do estado”, afirma.

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) nesta segunda-feira (31), ela relatou o encontro com os ministros e reafirmou a origem dos concentradores (veja vídeo abaixo).

Na legenda da foto, publicada no domingo, Machado diz que estava no agreste pernambucano “para fazer mais uma entrega de respiradores enviados pelo Governo do Presidente Jair Bolsonaro para o povo do agreste pernambucano”. A foto mostra, na verdade, um concentrador, e não respiradores.

“Os equipamentos foram repassados ao prefeito Fabio Aragão e a secretária Lívia Borba. O nosso Governo segue trabalhando pelo povo brasileiro, nos quatro cantos do Brasil! Aqui em Pernambuco foram 148 concentradores de Oxigênio”, completa o texto.

Os ministros viajaram ao agreste após a administração Paulo Câmara (PSB-PE) solicitar mil cilindros de oxigênio, 500 concentradores e 200 mil testes para Covid-19. O estado de Pernambuco registrou nas últimas semanas alta no número de casos de Covid-19 e reforçou as medidas restritivas. Em ofícios ao governo federal, o cenário é descrito como o pior desde que a Covid-19 chegou ao país.

O Ministério da Saúde anunciou somente que enviará os 148 concentradores.

Procurado pelo Painel, o Ministério da Saúde não enviou resposta. O ministro do Turismo disse por meio de sua assessoria que os equipamentos “entregues no final de semana fazem parte de uma compra de 5.100 concentradores do governo federal para atender Norte e Nordeste”. Questionado sobre a afirmação do prefeito e da secretária de Saúde sobre o envio pelo estado, ele não respondeu.

Dessa remessa de 5.100, somente nove foram entregues em Pernambuco até o momento, na cidade de Caruaru, no sábado (29). O envio de cinco concentradores desse pacote para Santa Cruz do Capibaribe está agendado para esta terça (1º), com chegada prevista para o dia 10 de junho.

Em nota, a gestão Câmara diz que mandou 149 concentradores na semana passada para os municípios do interior, inclusive cinco para Santa Cruz do Capibaribe, e afirma que não teve retorno do Ministério da Saúde sobre suas demandas.

“Além disso, montou uma central de fornecimento de oxigênio para socorrer emergencialmente as unidades de saúde das prefeituras. A unidade emergencial, que está trabalhando no regime 24h por dia, já abasteceu, até às 10h desta segunda-feira, 583 cilindros de oxigênio de 35 cidades pernambucanas, garantindo o atendimento aos pacientes com a Covid-19 em unidades municipais de saúde”, completa o governo estadual.

 Folha de S. Paulo