Inflação preocupa Banco Central

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Apesar de ter ficado em linha com as expectativas do Modalmais e ligeiramente abaixo das estimativas do mercado, o IPCA-15 de junho segue elevado e sua abertura mostra uma dinâmica preocupante para o Banco Central. A avaliação é de Felipe Sichel, estrategista-chefe do banco digital, que previa alta de 0,82% para o dado divulgado hoje pelo IBGE.

A prévia da inflação oficial subiu 0,83%, ante 0,44% em abril. Em 12 meses, a inflação alcançou 8,13%, bastante acima do teto da meta para 2021, de 5,25%. “O IPCA-15, apesar de vir abaixo da mediana das expectativas de mercado, continua alto e sua abertura é preocupante para o BC”, aponta Sichel em relatório a clientes. “Para frente, mantemos projeção de elevação da Selic de 0,75 ponto percentual na reunião de agosto do Copom [Comitê de Política Monetária], com risco razoável de elevação de um ponto”, completou.

Segundo Sichel, os serviços subiram pouco acima do previsto na prévia deste mês, ao aumentarem 0,30%, ante projeção de 0,28% da instituição. “Esse grupo em especial enseja preocupação ao BC quanto à dispersão dos choques temporários na economia”, observou o estrategista, que também se disse surpreendido pela alta de 1,03% de bens industriais. A expectativa era de avanço de 0,84%.

“Além disso, serviços subjacentes registraram 0,54% (versus 0,08% do mês anterior) e industriais subjacentes recuaram para 0,70% (versus 0,98%), ambos valores elevados”, acrescenta o especialista. Já a média dos cinco núcleos acompanhados pela autoridade monetária acelerou de 0,37% a 0,62%, maior taxa desde janeiro, destacou.

O estrategista do Modalmais chama atenção, ainda, para o comportamento do índice de difusão. Na passagem de maio para junho, o percentual de itens do IPCA-15 com reajuste no mês caiu de 67,6% para 65,7%. A despeito da perda de fôlego, a difusão segue em nível alto e permanece acima de 60% desde outubro de 2020, diz Sichel.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf