Lira justifica luta de Bolsonaro para elegê-lo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República/Divulgação

A proposta de reforma tributária do ministro Paulo Guedes cria um imposto de 20% sobre a distribuição de dividendos das empresas. Naturalmente, os empresários não gostaram, mas não reclamaram com o ministro. Ligaram para o presidente da Câmara, Arthur Lira, que nesta segunda-feira (28/06), sem consultar o governo, decretou que iria mudar a proposta e baixar a alíquota do imposto.

Também na segunda-feira, líder do governo, Ricardo Barros, sentiu que o Planalto o está abandonando no escândalo da encomenda das vacinas Covaxin e conversou com Lira. Avisou que não ia largar o posto e ir à CPI da Covid para se defender. Nenhum dos dois achou que valia a pena avisar o governo da tática de enfrentamento.

Nesta quarta-feira (30/06), entidades protocolam na Câmara o “superpedido de impeachment”, a colcha de retalhos de acusações de crimes que Bolsonaro supostamente cometeu e que seriam suficientes para abrir um processo de afastamento do presidente pelo Congresso. As chances de o pedido prosperar são nulas porque dependem de uma única pessoa, Arthur Lira.

Presidentes da Câmara se dividem entre os que formam uma parceria com o presidente (como Luis Eduardo Magalhães e Michel Temer com FHC e Rodrigo Maia com Temer) ou que os tem projeto próprio de poder (como Ulysses Guimarães e Eduardo Cunha). Lira é uma mescla dos dois casos. A sua relação com Bolsonaro é de simbiose, a associação de longo prazo de espécies diferentes e que muitas vezes trazem benefícios mútuos.

O presidente da Câmara sabe o poder que tem e o exerce de forma espalhafatosa. Logo que venceu a eleição para o cargo, puniu os deputados que votaram contra, mudando as regras para impedir que eles fizessem parte da diretoria da Câmara. Transferiu de lugar o Comitê de Imprensa, reduziu a possibilidade de obstrução da oposição e tomou para o Legislativo o poder sobre o orçamento público, incluindo a distribuição de verbas sem controle no escândalo conhecido como “tratoraço”.

Um episódio na semana passada explica a relação de Lira com Bolsonaro. Em maio de 2020, a advogada Maria Claudia Bucchianeri foi uma das centenas que subscreveu um manifesto público que definia como o Brasil como um país “à mercê de uma ação genocida do presidente da República”. Em condições normais, a milícia digital bolsonarista teria vasculhado sua vida e exposto seus familiares à intimidação. É como eles funcionam contra qualquer voz divergente, ainda mais contra uma advogada que atuou na defesa do inimigo Lula. Na quarta-feira (23/06), porém, Buchianerri foi indicada por Bolsonaro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É que, além de tudo, ela foi advogada eleitoral de Lira, que impôs o nome ao presidente, como revelou o site Poder360.

No mesmo dia, para desgosto de quem acredita em “O Espírito das Leis” de Montesquieu, Bolsonaro afirmou se referindo a Lira: “Costumo sempre dizer, não são três Poderes, não, Arthur. É o Judiciário e nós para o lado de cá, porque nós formamos ‘heteramente’ um casal”.

Quando você pensar em Bolsonaro, pense em Arthur Lira. Quando você pensar em Arthur Lira, pense em Bolsonaro.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf