Luis Miranda dá entrevista denunciando oferta de propina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou, em entrevista à “Crusoé”, que recebeu uma proposta de propina para facilitar a compra de vacinas. De acordo com o Miranda, a sugestão foi feita pelo lobista Silvio Assis, após um jantar em sua casa que teria contado com a participação de outros parlamentares.

O irmão de Miranda, que é servidor concursado do Ministério da Saúde, relatou pressões para a aprovação da vacina indiana Covaxin. O deputado disse na entrevista que Assis não mencionou seu irmão.

— Na verdade, são jantares que acontecem com parlamentares. É normal um parlamentar ser chamado para eventos. Mas, da última vez que eu fui (à casa de Silvio Assis), na hora de ir embora o dono da casa me acompanhou até lá fora e usou uma expressão no seguinte sentido: “Deputado, ajuda a gente a fazer com que essas vacinas entrem aqui, e o senhor pode ter uma participação de 6 centavos de dólar por unidade” — disse Miranda na entrevista.

O deputado disse ter ameaçado dar voz de prisão ao lobista:

— Eu olhei para a cara dele e falei: “Tá ficando maluco?”. Ele disse: “Calma, deputado”. Eu falei: “Cara, se você repetir isso eu te dou voz de prisão”. Ele olhou pra mim de forma assustada e falou assim: “O que é isso, deputado? Você não entendeu. Eu não estou oferecendo para o deputado, estou oferecendo para o empresário”. Eu disse: “Nem para o empresário, amigo. É água e óleo. Na posição em que eu estou, como você quer que eu te ajude?”. E ele: “Não, deputado, esquece isso. Morreu o assunto”.

A “Crusoé” questionou Miranda se ele considera que a oferta teria relação com uma reunião que o deputado e o seu irmão tiveram com o presidente Jair Bolsonaro, em março, para relatar suspeitas envolvendo a Covaxin. O deputado respondeu que não poderia “precisar” isso. A data do jantar não foi revelada.

— Não consigo precisar isso porque em nenhum momento ele fala em nome do presidente.

Miranda diz que Assis “não tocou no nome” de seu irmão e que não pode dizer que imagina que o servidor era considerado um “obstáculo” para o negócio.

— Por mais que não fosse a intenção corromper meu irmão, só a forma como eu entendi já foi suficiente para não ter interesse — disse.

De acordo com a “Crusoé”, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), estava no jantar. Miranda, contudo, disse que é “normal” a presença de parlamentares em eventos como esse. Na semana passada, o deputado disse à CPI da Covid que Bolsonaro citou o nome de Barros ao ouvir sobre as possíveis irregularidades envolvendo a Covaxin.

De acordo com reportagem da revista “Veja” de 2018, Silvio Assis teria participado de um acerto de propina a integrantes do então existente Ministério do Trabalho para obter o registro de um sindicato patronal. Assis e outra lobista teriam dito a um empresário que seria necessário pagar R$ 4 milhões para obter o registro.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf