Lula apoiou ação de governadores contra convocação da CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Lula aprovou a iniciativa de 19 governadores de apresentarem uma ação conjunta no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspenderem suas convocações na CPI da Covid. Em reunião virtual com o governador do Piauí, Wellington Dias, Lula pontuou, no entanto, que foi importante os chefes de Estado mostrarem disposição em ir à comissão como convidados. O ex-presidente também se ofereceu para ajudar nos diálogos em busca de vacinas contra a Covid-19.

Foi o ex-presidente que abriu o canal de diálogo entre o Consórcio do Nordeste, que reúne nove Estados da região, presidido por Wellington Dias, e os representantes da vacina russa Sputnik V. A partir daí, o grupo acertou a aquisição de 39 milhões de doses do imunizante, que aguarda aprovação da Anvisa.

– Sobre a convocação da CPI para governadores, Lula disse que gostou da nossa posição, de defender a regra Constitucional, mas considerou importante nossa disposição anunciada de comparecer à CPI para tratar sobre o lado dos Estados e Distrito Federal – disse Wellington Dias.

Também participaram da reunião virtual na sexta-feira passada os governadores do PT no Nordeste, Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Rui Costa (Bahia). O ex-presidente, no entanto, falou diretamente com cada um sobre pautas específicas.

Lula também tratou da programação de sua viagem pelo Nordeste prevista para julho. Segundo Wellington Dias, parte dessa agenda seguirá o roteiro das Câmaras Temáticas do Consórcio do Nordeste. As Câmaras funcionam como uma espécie de “fábrica de projetos” voltados para áreas como agricultura familiar que buscam desenvolvimento da população da região.

O presidente Jair Bolsonaro também foi tema da conversa. O ex-presidente externou críticas ` maneira como Bolsonaro tem tratado os indígenas, a pauta ambiental e as Forças Armadas.

– Lula disse que ‘são danos de difícil reparação’ e que tem dialogado com outros líderes sobre esta pauta – afirmou Wellington Dias.

O Globo