Lula percorrerá cinco Estados do Nordeste

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Após a viagem ao Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula vai visitar cinco estados do Nordeste. O petista vai visitar a Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. As datas ainda estão sendo definidas, mas a coluna apurou que o início da viagem deve começar entre o fim deste mês e o início de julho.

Para evitar aglomerações, o PT está organizando apenas reuniões pequenas. Não está previsto nenhum evento aberto ao público. O objetivo é a retomada de contatos visando a construção de alianças para a eleição de 2022.

No Rio de Janeiro, Lula se reuniu na quinta-feira (10) com petistas e também ex-integrantes do partido. Estiveram no encontro os deputados federais Marcelo Freixo (PSB-RJ) e Alessandro Molon (PSB-RJ), que já foram do PT. Também estiveram presentes a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), além dos deputados estaduais do RJ, Carlos Minc (PSB) e André Ceciliano (PT), presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

Na sexta-feira, o ex-presidente reencontrou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD-RJ). Os dois eram próximos, mas andaram afastados depois da divulgação dos áudios pelo ex-juiz Sergio Moro durante as investigações da Lava-Jato.

Na ocasião, Paes falou a Lula: “O senhor é uma alma de pobre. Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em Maricá. É uma merda de lugar, porra!”.

Desde o fim do ano passado, porém, os dois começaram a retomar o contato. Paes recebeu Lula no Palácio da Cidade para um almoço junto com o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na conversa, o prefeito disse que pretende apoiar o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, para a disputa do governo do Rio em 2022.

Uol