Mortes por covid bomba todo dia no Twitter

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Dantas/ AFP

O alto número de mortes pela Covid-19 no Brasil, prestes a bater a marca de 500 mil registros, gerou mais de 6,1 milhões de postagens no Twitter entre 10 de abril e 17 de junho deste ano, uma média de 89 mil por dia. O levantamento foi feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV).

Segundo relatório da DAPP/FGV, boa parte das postagens teve tom de crítica à atuação do governo federal. Perfis de oposição ao presidente Jair Bolsonaro somaram 50% das interações sobre o tema. Esse grupo manifestou indignação com o crescimento recente do número de óbitos por Covid-19 e mencionou, entre outros temas, recusas de compra de vacinas pelo governofederal, aglomerações promovidas por manifestações pró-governo em junho, o descumprimento de medidas de restrição pela população e consequências da realização da Copa América no país.

Outro grupo identificado pela DAPP/FGV foi o de perfis que interagem pouco com a oposição a Bolsonaro, mas que também lamentaram o alto número de mortes no país. Esse segmento somou mais de 6% das interações no período.Já os apoiadores do presidente atingiram 20% das interações no período com postagens que lançam dúvida sobre as estatísticas de mortes pela pandemia e sobre a eficácia de vacinas.

mortes por Covid-19

O pico de postagens no período ocorreu em 5 de maio, com a morte do ator Paulo Gustavo, vítima da Covid-19, quando foram contabilizadas quase 1 milhão de publicações. Entre as principais hashtags usadas para comentar o total de mortes provocadas pela doença no país estão #cpidacovid (66,8 mil postagens), #forabolsonaro (54,7 mil), #bolsonarogenocida (30,4 mil) e #29mforabolsonaro (24,3 mil), que faz referência às manifestações contra Bolsonaro ocorridas no mês passado.

O Globo