Mourão acerta em diagnóstico sobre mortes por covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Romério Cunha/ VPR/Arquivo

O vice-presidente Hamilton Mourão atribuiu a grande quantidade de mortes por covid-19 no Brasil à “desigualdade socioeconômica”. Ele se disse otimista com o avanço da vacinação e defendeu que o ritmo no país “está de acordo com o restante do mundo”.

A fala de Mourão contrasta com o silêncio do presidente Jair Bolsonaro em relação à marca de 500 mil mortos pelo coronavírus, atingida no último sábado. Nesta segunda-feira, Bolsonaro falou a apoiadores no Palácio da Alvorada antes de embarcar para São Paulo, mas novamente ignorou o assunto.

“É muito triste você perder essa quantidade de vida. É uma doença difícil e é um retrato dessa desigualdade socioeconômica que nós sofremos”, afirmou Mourão a jornalistas. “Tem gente que tem tratamento melhor, tem gente que não tem. Tem gente que não consegue chegar ao hospital. Então, é consequência dessa situação que a gente vive e que nós temos que corrigir.”

Mourão foi questionado sobre o ritmo da vacinação no país, considerado lento, e citou “cálculos” sobre o número de vidas que poderiam ter sido salvas. Mas defendeu o governo afirmando que “não tem vacinas para entregar a tempo e à hora”.

“O pessoal calcula poderia ter salvado 15 mil vidas. Têm cálculos aí que vêm sendo feitos. Nossa vacinação está de acordo com o restante do mundo, exceção aí aos EUA e a países pequenos, como Israel, Chile”, afirmou o vice. “Sou um cara otimista, acho que mais dois, três meses avançando a vacinação do jeito que está nós estaremos em uma situação melhor.”

Mourão comentou ainda os protestos contra o governo e o presidente Bolsonaro, que ganharam volume no último sábado, chegando a 400 cidades. Disse que é algo que “faz parte da democracia”, mas criticou as aglomerações.

“Existe gente que não gosta do nosso governo, que é contra, é oposição. Isso faz parte do sistema democrático”, afirmou. “Agora, é uma aglomeração, né? É um risco a que essas pessoas se submeteram. Não adianta dizer que aglomerou de máscara. Aglomerar de máscara também você está sujeito a todos os problemas que essa doença pode causar.”

Valor Econômico