MPF vê Cinemateca em “boas condições”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O relatório da visita informal realizada pelo procurador do MPF Gustavo Soares à Cinemateca, no mês passado, atestou, de forma geral, boas condições do centro cultural. O documento foi anexado na ação que o MPF move contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira.

Segundo o relatório, não foi possível avaliar tecnicamente as condições dos filmes de nitrato de celulose, mas “aparentemente tudo estava em ordem e parecia estar sendo periodicamente aberto”. O documento diz que o interior de um dos depósitos estava “muito limpo, claro e sem manchas de infiltração nas paredes”, mas ressalta a preocupação com a falta de técnicos especializados para cuidar do acervo.

Em relação às salas de projeção e aos projetores, o relatório descreve que estava “tudo limpo”, equipamento “aparentemente perfeito” e lentes sem “sinais de fungos”.

A maior preocupação em relação à Cinemateca, de acordo com quem acompanha a situação, é a falta de manipulação do acervo por especialistas. Mesmo com temperatura, umidade e limpeza corretos, os filmes precisam ser monitorados. Como a visita não teve papel de perícia, não foi possível dizer a quantas anda o material.

A visita foi marcada na audiência de conciliação realizada no último dia 12, que suspendeu a ação contra a União depois que o governo se comprometeu a mostrar ações implementadas pela preservação do patrimônio num prazo de 45 dias. Além do procurador, participaram o secretário do Audiovisual, Bruno Cortes; o diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais, Helio Ferraz; e outras partes na ação.

O Globo