Mutação indiana do coronavírus é muito mais contagiante

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TOLGA AKMEN / AFP

O ministro da saúde britânico, Matt Hancock, disse neste domingo que a variante Delta do coronavírus, identificada pela primeira vez na Índia, é 40% mais contagiosa. A cepa é apontada como uma das principais responsáveis pela nova onda de contaminações no Reino Unido.

Mas, apesar do aumento no número de novas infecções por Covid nos últimos dias, que ultrapassa os 5 mil casos registrados diariamente, o número de internações permanece estável, acrescentou Hancock. A maioria das internações refere-se a pacientes que não foram vacinados, disse ele.

O Reino Unido, o país mais afetado da Europa, com cerca de 128 mil mortes, administrou pelo menos uma primeira dose da vacina a mais de 40 milhões de pessoas. Mais de 27 milhões já receberam uma segunda dose.

Mas a chegada da variante Delta, identificada pela primeira vez em abril na Índia e agora dominante no Reino Unido, segundo estimativas, ameaça o levantamento das últimas restrições esperadas em 21 de junho, após uma longa quarentena durante o inverno.

Segundo Hancock, até 21 de junho, cerca de três quintos dos adultos estarão totalmente vacinados, contra 52% hoje.

O Globo