Pelo segundo ano feriado cristão terá restrições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rodrigo Câmara

Historicamente marcadas pela confecção de tapetes coloridos e procissões com milhares de fiéis, as celebrações religiosas de Corpus Christi, nesta quinta-feira (3), serão pelo segundo ano seguido realizadas com presença restrita de público, tapetes simbólicos e eventos virtuais.

Em cidades como as paulistas Matão e Santana de Parnaíba e as mineiras Ouro Preto e Congonhas, haverá missas, mas com redução de fiéis devido às exigências decretadas pelos governos para tentar conter a pandemia da Covid-19.

Já os tapetes ou serão feitos de forma simbólica ou exibidos apenas em vídeos históricos sobre as celebrações.

No interior, a tradicional festa realizada em Matão, que neste ano chega à 73ª edição, pela segunda vez não contará com os tapetes confeccionados por cerca de mil voluntários.

A cidade, que reunia cerca de 80 mil pessoas anualmente para o evento, terá agora uma live com atrações musicais, entrevistas e fotos históricas.

As madrugadas da quinta-feira de Corpus Christi historicamente eram marcadas pela decoração de 12 quadras do centro, em formato de cruz. Inicialmente feitos com borra de café, palha de arroz e flores naturais, a partir de moldes com bambus, nos últimos anos o material mais utilizado para a confecção dos tapetes passou a ser a dolomita, uma espécie de calcário tingido nas cores desejadas. Em média, são usadas 60 toneladas por ano.

A celebração da data ocorrerá a partir das 14h na Casa da Cultura, com transmissão pelas redes sociais da prefeitura.

“Gostaríamos de ter as ornamentações e o colorido dos tapetes, mas infelizmente não será possível. A intenção é despertar a esperança e a reflexão sobre a vida, diante da atual realidade”, disse o prefeito interino, Aparecido Ferrari (PT). O titular, Adauto Scardoelli (PT), está internado na UTI do hospital Carlos Fernando Malzoni em recuperação de cirurgias.

Na live, personagens contarão suas histórias com a data religiosa e exibirão imagens atuais e antigas da celebração.

Em Santana de Parnaíba, a celebração de Corpus Christi também não contará com a confecção dos tradicionais tapetes, que há mais de 50 anos colorem as ruas do centro histórico da cidade.

Na última celebração da data, em 2019, 50 toneladas de serragem foram espalhadas para a produção do tapete de 850 metros, com 60 quadros temáticos.

Os desenhos coloridos, que chamam a atenção dos presentes ao entorno da Igreja Matriz de Santa Ana, agora serão lembrados apenas virtualmente, com o objetivo de evitar aglomerações, segundo a prefeitura.

A programação inclui a transmissão pelas redes sociais da prefeitura da missa celebrada às 9h por dom Vicente Costa, bispo diocesano, e a exibição do documentário “A tradição de Corpus Christi em Santana de Parnaíba”, às 15h.

As vagas presenciais para essa celebração já estavam preenchidas desde a manhã de terça-feira (1).

A programação será encerrada às 19h, com nova transmissão da missa presencial .

Já em Minas Gerais, sacos com serragem colorida em frente às igrejas de Ouro Preto anunciam o Corpus Christi, que pelo segundo ano consecutivo terá programação restrita nas cidades históricas, sem procissões e com exigência de retirada de senha ou de agendamento para participação presencial em missas.

A serragem é utilizada para a produção de um tapete com símbolos católicos que normalmente se estende da basílica de Nossa Senhora do Pilar à igreja de São Francisco de Assis, um trajeto de 700 metros, por onde passa a procissão.

Sem o cortejo, apenas dois pequenos tapetes serão colocados, de forma simbólica. A tradição é que os moradores de Ouro Preto participem da produção dos tapetes, mas por causa da impossibilidade de aglomerações, só servidores da Secretaria de Turismo e da Fundação de Arte de Ouro Preto farão o trabalho.

Fiéis foram avisados de que a participação nas missas na basílica exigia confirmação via telefone. A programação celebrações às 7h e às 19h. Após a missa noturna, haverá procissão interna.

Segundo informações da basílica, onde cabem cerca de 200 fiéis, os protocolos sanitários na cidade autorizam a presença em missas de 50 pessoas, número atingido já na segunda-feira (31). Haverá transmissão online.

“As pessoas ficam tristes quando ligam e não conseguem vagas para participar das missas. Mas explicamos que tudo isso é fruto do contexto. O mais importante, neste momento, é preservar a saúde e a vida”, disse o padre Edmar José da Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias.

O pároco é responsável por uma das mais famosas igrejas de Ouro Preto, a de São Francisco de Assis.

A igreja tem capacidade para mais de 200 pessoas, segundo o padre Edmar, mas apenas 70 poderão acompanhar a missa às 19h. Também nesse caso haverá transmissão pelas redes sociais.

Em Congonhas, os fiéis que quiserem acompanhar nas igrejas as celebrações terão que retirar senha, como é o caso da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Estão previstas missas às 7h, 10h, 15h e 19h –ainda existiam vagas para os horários de 10h e 19h. A paróquia também transmitirá as liturgias pelas redes sociais.

Na Semana Santa, tanto em Ouro Preto como em Congonhas, as celebrações também foram transmitidas pela internet. À época, como as restrições às aglomerações estavam ainda maiores, somente padres, ajudantes e equipe técnica para transmissão das missas tinham acesso ao interior dos templos.

Folha de S. Paulo