Planos de Saúde são questionados por rejeitarem cloroquinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Narinder Nanu

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) quer saber das operadoras de plano de saúde Hapvida e Prevent Senior como suas redes estão usando remédios sem eficácia comprovada contra a Covid.

A ONG de defesa do consumidor enviou notificação extrajudicial às duas empresas na semana passada dizendo que elas estariam pressionando os médicos a receitar o chamado tratamento precoce, com produtos como cloroquina e ivermectina.

O Idec diz que já havia notificado a Prevent Senior no ano passado, mas voltou a pedir esclarecimentos sobre o uso desse tipo de medicamento.

Procurada pelo Painel S.A., a Prevent Senior diz que não recomenda, enquanto operadora de saúde, o uso de drogas ou tratamentos. “Os médicos têm total autonomia para adotar ou prescrever terapias ou medicamentos que julguem mais adequados para cada paciente”, diz em nota.

A Hapvida diz que respeita a soberania médica e que os tratamentos são de inteira autonomia do profissional, decididos em acordo com os pacientes. Afirma, ainda, que está apurando as exigências da notificação do Idec e se compromete a tomar providências, caso sejam cabíveis.

Folha de S. Paulo