PSL começa a expurgar bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vereador na capital paulista Rinaldi Digilio e a deputada estadual Letícia Aguiar deverão puxar a fila no processo de “expurgo” de bolsonaristas que a nova direção do PSL em São Paulo pretende promover.

O partido deve ser a nova casa de políticos ligados ao MBL (Movimento Brasil Livre), que ficaram sem ambiente no Patriota com a entrada do senador Flávio Bolsonaro (RJ) e a possível filiação de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro.

Primeiro integrante do movimento a se filiar ao PSL, o vereador Rubinho Nunes disse ter recebido a missão de “limpar” o partido de bolsonaristas e definiu Digilio e Aguiar com primeiros alvos.

O caso de ambos deverá ser encaminhado nos próximos dias para a comissão de ética do diretório municipal do PSL (no caso do vereador) e estadual (no da deputada), para que a expulsão seja efetivada.

“São duas figuras desconectadas do que hoje pensa o partido, que buscam apenas um projeto de poder personalíssimo, atrelado ao bandido que hoje ocupa a cadeira presidencial”, afirma Nunes.

Ele se filiou ao PSL na semana passada, sob as bênçãos das direções estadual e nacional da legenda, e recebeu a vice-presidência do partido na cidade. Se a expulsão de Digilio se concretizar, deverá ser o único vereador paulistano do PSL.

Digilio e Aguiar têm em comum a defesa de temas conservadores. Um exemplo é um projeto que promove a abstinência sexual como estratégia de contraceptivo para adolescentes. O vereador propôs o projeto “Escolhi Esperar” em âmbito municipal, e a deputada quer replicá-lo na esfera estadual.

Segundo Nunes, gradualmente o processo de expurgo deverá chegar aos bolsonaristas mais conhecidos do partido, como os deputados federais Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro.

“Vamos aos poucos. Aqui em São Paulo começamos pelo Rinaldi Digilio porque não posso limpar o partido deixando sujo meu quintal”, afirmou.

A ideia é que, quando o PSL já estiver suficientemente “desbolsonarizado”, o PSL abrigue outros representantes do MBL, como o deputado federal Kim Kataguiri (atualmente no DEM) e o estadual Arthur do Val (hoje no Patriota), que deve ser candidato a governador no ano que vem.

O movimento de expurgo gerou reações imediatas. Numa carta que enviou a Nunes, Digilio disse que recebeu “com profundo pesar e preocupação a série de declarações ofensivas e desrespeitosas” do vereador.

“Como uma lavoura de gafanhotos, por onde passou, o MBL deixou apenas destruição, consumindo e abandonando terras arrasadas sem qualquer respeito com as pessoas”, afirmou na carta.

Por meio de sua assessoria, Digilio declarou que espera que o PSL siga “respeitando os valores conservadores, contra o aborto, a ideologia de gênero e a erotização das crianças”.

Já a deputada Letícia Aguiar, cuja base é São José dos Campos (SP), disse à Folha não ter recebido nenhuma comunicação oficial ou informal sobre sua expulsão.

“Desde muito tempo, houve uma divisão interna na sigla, que vem causando tumulto. É prejudicial à população, à sigla e ao nosso trabalho”, afirmou.

Ele afirmou que ainda não decidiu o que fará caso seja alvo de um processo do partido, mas indicou que poderá procurar outra legenda.

“Sou de fato bolsonarista, não abro mão de apoiar o presidente em qualquer sigla que eu esteja, desde que eu tenha autonomia para exercer meu mandato de acordo com minhas convicções”, declarou.

De acordo com Nunes, os parlamentares terão todo direito à defesa, mas ele acredita que a expulsão será sacramentada pelas instâncias partidárias. “O partido quer fazer essa limpeza de forma estratégica, seja do peixe grande, ou do vereador”, diz.

Já foram expulsos do PSL os deputados estaduais bolsonaristas Douglas Garcia e Gil Diniz.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf