Rejeição a Bolsonaro dispara entre os mais pobres

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/ AFP

Há um movimento generalizado de aumento da rejeição ao presidente Jair Bolsonaro como candidato à reeleição. Pesquisas do instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostram que essa tendência é mais forte entre moradores de periferias e eleitores com baixa escolaridade e renda.

A comparação entre pesquisas feitas em fevereiro e em junho revela que, nas periferias das grandes cidades, a parcela do eleitorado que não admite votar em Bolsonaro em nenhuma hipótese aumentou de 53% para 67% – um salto de 14 pontos porcentuais em quatro meses. No eleitorado como um todo, essa taxa aumentou seis pontos, de 56% para 62%.

Outros segmentos em que a rejeição subiu acima da média são os dos eleitores que têm de cinco a oito anos de escolaridade, de 25 a 34 anos, que ganham até um salário mínimo e que são evangélicos. Muitos dos entrevistados se enquadram simultaneamente em mais de uma dessas características.

Quanto mais cresce a taxa de rejeição, mais baixo fica o teto potencial de votos de Bolsonaro. Se a eleição fosse hoje, o presidente seria praticamente inelegível, já que a maioria absoluta dos brasileiros diz que não votaria nele. Essas opiniões, porém, podem mudar com o tempo.

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconteceu o oposto nos últimos quatro meses: sua taxa de rejeição caiu, de 45% para 39%.

Os grupos em que o antilulismo retrocedeu mais são formados por eleitores que ganham de um a dois salários mínimos (15 pontos porcentuais), que vivem em cidades de menos de 50 mil habitantes (também 15 pontos) e/ou são da região Sul (13 pontos).

A pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira, 25, mostrou Lula como favorito na disputa pelo Planalto, (49% das intenções de voto, contra 23% de Bolsonaro).

O levantamento apresentou ainda Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Doria (PSDB) com 5% e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 3%.

O Ipec é formado por ex-executivos do Ibope Inteligência e usa a mesma metodologia do antigo instituto. Na pesquisa, feita entre 17 e 21 de junho, foram entrevistados presencialmente 2.002 eleitores em 141 cidades. Os responsáveis pela pesquisa usaram equipamentos de segurança e foram orientados a manter distância segura dos entrevistados. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Estadão   

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf