Relatório da CPI denunciará três tipos de crimes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O vice-presidente da CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) da Covid no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse em entrevista nesta 3ª feira (29.jun.2021) à Globonews que a comissão já identificou crimes nas apurações. Ele defendeu a divisão do relatório em 3 partes.

Rodrigues afirmou que as 3 partes seriam:”1: do crime político. Do crime de responsabilidade, que me parece, por várias razões, estar cada vez mais patente; 2: dos crimes comuns, que nós temos vários: charlatanismo, crime contra a ordem sanitária, prevaricação e acredito estarmos avançando para corrupção passiva com corrupção ativa entre outros crimes; 3: crime de lesa humanidade, que levaria o relatório também para o Tribunal Penal Internacional“.

O requerimento para prorrogar a CPI já tem 34 assinaturas. São necessárias ao menos 27 para que o pedido seja aceito. Para que a prorrogação seja feita basta que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leia em plenário o documento com as assinaturas necessárias.

A assessoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que a CPI será prorrogada “sem dúvidas“.

Eis os senadores que já assinaram o requerimento do senador:

Randolfe Rodrigues (Rede-AP);
Jorge Kajuru (Podemos-GO);
Izalci Lucas (PSDB-DF);
Omar Aziz (PSD-AM);
Eliziane Gama (Cidadania-AM);
Fabiano Contarato (Rede-ES);
Weverton (PDT-MA);
Flávio Arns (Podemos-PR);
Mara Gabrilli (PSDB-SP);
Alessandro Vieira (Cidadania-SE);
Zenaide Maia (Pros-RN);
Tasso Jereissati (PSDB-CE);
Plínio Valério (PSDB-AM);
Otto Alencar (PSD-BA);
Oriovisto Guimarães (Podemos-PR);
Leila Barros (PSB-DF);
Jaques Wagner (PT-BA);
José Serra (PSDB-SP);
Renan Calheiros (MDB-AL);
Paulo Paim (PT-RS);
Humberto Costa (PT-PE);
Paulo Rocha (PT-PA);
Rogério Carvalho (PT-SE);
Jean Paul (PT-RN);
Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB);
Simone Tebet (MDB-MS);
Cid Gomes (PDT-CE);
Nilda Gondim (MDB-PB);
Reguffe (Podemos-DF);
Rodrigo Cunha (PSDB-AL);
Eduardo Braga (MDB-AM);
Jarbas Vasconcelos (MDB-PE);
Jader Barbalho (MDB-PA);
Rose de Freitas (MDB-ES).

Rodrigues apresentou na 2ª feira (28.jun.2021) requerimento para a prorrogação por 90 dias dos trabalhos da CPI. A justificativa foi a suspeita de irregularidade na compra da vacina Covaxin deve ser apurada.

“Depoentes apontaram que até o Presidente da República foi alertado das irregularidades e, ao invés de apurá-las, as creditou ao próprio líder do Governo da Câmara dos Deputados. É um escândalo que precisa ser apurado com a gravidade correspondente“, afirmou Rodrigues.

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) apresentaram nesta 2ª feira (28.jun.2021) uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Eles querem que a Corte determine à PGR (Procuradoria-Geral da República) a abertura de inquérito para investigar se Bolsonaro cometeu crime de prevaricação ao não acionar a Polícia Federal a respeito de supostas irregularidades na compra da vacina Covaxin. A relatoria foi distribuída à ministra Rosa Weber.

A notícia-crime funciona como uma espécie de boletim de ocorrência: uma pessoa informa que determinado crime foi realizado, e as autoridades decidem se vão ou não investigar.

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf