Renan cita “informações gravíssimas” sobre Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) defendeu nesta terça-feira (29) que a comissão seja prorrogada porque há “informações gravíssimas” com relação à possibilidade “de desvio de dinheiro público no âmbito da administração federal”. Segundo ele, já há assinaturas suficientes para estender os trabalhos por mais noventa dias.

A comissão foi instalada em 27 de abril e tem previsão de ser encerrada no dia 7 de agosto. Nesta segunda (28), o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou requerimento pedindo a prorrogação da comissão em decorrência da “vasta documentação recebida” e “dos inúmeros fatos levantados” que demandam um aprofundamento da investigação.

“Essa comissão parlamentar de inquérito vai ampliar o seu prazo de duração porque a partir de agora nós já começamos a acessar informações gravíssimas com relação à possibilidade de desvio de dinheiro público no âmbito da administração federal”, afirmou Renan na abertura da sessão desta terça.

O relator citou a sessão da última sexta-feira (25), na qual os irmãos Luis Ricardo Mirando (servidor do Ministério da Saúde) e Luis Claudio Miranda (deputado federal) relataram pressão pela liberação da vacina indiana Covaxin e indícios de irregularidades no contrato. Segundo eles, o presidente Jair Bolsonaro foi informado das denúncias. O Ministério Público investiga a aquisição da Covaxin.

“Já estão coletadas todas as assinaturas para prorrogação dos nossos trabalhos. Nós já adentramos em uma nova fase da investigação. As fases que ficaram para trás restam comprovadas por depoimentos, por informações, por confissões, e nós estamos, paralelamente, fazendo a transferência dos sigilos e nos detalhando com relação a essa problemática que esta CPI reúne”, continuou Renan.

A prorrogação da CPI depende da coleta de 27 assinaturas entre os 81 senadores. Para ser formalizada, é necessária a leitura do requerimento de prorrogação pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A sessão desta terça-feira da CPI ouve o deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB). Ele foi o relator de uma CPI no estado que investigou superfaturamento de equipamentos médicos comprados pelo governo local para combate à pandemia.

Antes do depoimento, os senadores decidiram votar nesta quarta-feira (30) requerimentos de convocação. Entre os quais, está o do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

À CPI, o deputado Luis Miranda contou ainda que, quando fez a denúncia de suspeitas sobre o contrato ao presidente, Bolsonaro reagiu dizendo: “Isso é coisa de fulano”, em referência a um parlamentar.

“Ele diz: ‘Isso é coisa do fulano. [Palavrão], mais uma vez’. E dá um tapa na mesa”, relatou o parlamentar.

Miranda resistiu a apresentar o nome do parlamentar citado por Bolsonaro, mas, ao final de seu depoimento, afirmou que o era Barros.

G1

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf