Salles pretendia disputar eleição para deputado estadual em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima / AFP

Antes de ser alvo da abertura de inquérito pelo Supremo Tribunal Federal, o agora ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles traçava planos para se candidatar a uma vaga de deputado estadual em São Paulo. Salles enxergava maior possibilidade de sucesso na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo e de maior protagonismo na política paulista do que numa eventual tentativa para obter uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Na eleição passada, Salles tinha tentado se eleger deputado federal pelo Novo e acabou ficando com a primeira suplência. Acabou se aproximando politicamente do presidente Jair Bolsonaro e entrou em rota de colisão com o Novo. Terminou sendo expulso da legenda.

Agora, se conseguir levar adiante seu plano político, Salles poderá optar por se filiar ao partido que Bolsonaro escolher se filiar. Mas existe grande possibilidade de se filiar ao PP, partido a que já pertenceu e onde mantém ligações políticas.

Em São Paulo, Salles possui fortes laços com o agronegócio e que pode ajudar a impulsionar sua campanha. Antes de entrar no grupo bolsonarista, Salles já fazia parte de movimentos políticos de direita e comandava o Endireita Brasil, de cunho conservador. Mas sempre foi muito próximo politicamente do ex-governador Geraldo Alckmin, de quem foi secretário particular e secretário de Meio Ambiente (na cota partidária do PP).

A demissão do ministério precipita em alguns meses o movimento que Salles calculava fazer apenas em abril, quando pretendia se desincompatibilizar do cargo para poder concorrer a Alesp. A ideia já era emplacar seu amigo e aliado Joaquim Pereira Leite, o Juca, como seu sucessor. Juca Leite, que foi conselheiro por 23 anos da Sociedade Rural Brasileira, também tem perfil ligado ao agronegócio e se tornou um auxiliar muito próximo de Salles. No Ministério, ocupava a Secretaria da Amazônia e de Serviços Ambientais. Mas também era o principal conselheiro de Salles para as questões de mercado de carbono.

Com o avanço das investigações do inquérito que trata do seu suposto envolvimento num esquema de venda ilegal de madeira, Salles acertou com Bolsonaro sua saída imediata. Até ontem, vinha cuidando normalmente de sua agenda, inclusive, mantendo encontros políticos em São Paulo, como aconteceu terça-feira em Ribeirão Preto. A tendência é que o ministro Juca Leite siga a linha de atuação de Salles, mas sem o desgaste político que o antecessor vinha sofrendo.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf