STJ pode afastar governador do AM e vice

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A pressão sobre a CPI da Covid relacionada aos depoimentos dos governadores vai ganhar fôlego nos próximos dias. Nesta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga se vai receber a denúncia apresentada contra o governador do Amazonas, Wilson Lima, e seu vice, Carlos Almeida, por crimes cometidos na compra de respiradores. Entre os ministros da Corte Especial, colegiado formado pelos 15 magistrados mais antigos do STJ, é dado como certo que ambos se tornarão réus.

Para ministros ouvidos pela coluna, a discussão se dará em torno do afastamento de ambos. A possibilidade de prisão não está descartada.

Para integrantes do governo Bolsonaro, se a aceitação da denúncia for confirmada, isso ajudará a reforçar o discurso de apoiadores do presidente na CPI de que os governadores precisam ser investigados. Há a avaliação de que, mesmo que os chefes dos Estados consigam suspender suas convocações na Comissão, o fato abastece a retórica governista de tentar dividir o desgaste de Bolsonaro com outras lideranças pelas mais de 460 mil mortes pela Covid-19 no Brasil.

Governadores da oposição estão se preparando para “blindar” a CPI. A principal linha de defesa é que os governadores não eram os responsáveis pela compra de vacinas e sim o presidente e o ministério da Saúde.

O Globo