TCU quer que PF investigue auditor falsário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Dusek / Estadão

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, formalizou nesta segunda-feira o pedido à Polícia Federal para que abra um inquérito para investigar o auditor Alexandre Marques. Ele é apontado como responsável pelo documento da corte de contas que nega o número de mortos na pandemia da Covid-19. A falsa análise do auditor foi usada por Bolsonaro para questionar a quantidade de vítimas da doença no Brasil, que hoje ultrapassa a marca de 488 mil mortos. Marques está afastado de suas atividades desde a semana passada.

Solicito os bons préstimos de Vossa Senhoria no sentido de promover a abertura de inquérito policial para apurar eventuais ilícitos penais praticados pelo Auditor Federal de Controle Externo deste Tribunal Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, relativamente aos fatos a que se referem os despachos anexos exarados no âmbito do TC-015.974/2021-9”, escreveu a ministra em despacho encaminhado ao diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. No documento, Ana Arraes destaca que a Corregedoria do TCU está à disposição da PF para esclarecimentos.

Como a coluna informou, membros da cúpula do G7, grupo majoritário de senadores na CPI da Covid, foram aconselhados a postergar o depoimento do auditor, marcado para esta quinta-feira. A avaliação de integrantes do TCU é a de que a melhor estratégia seria coletar o depoimento na CPI depois que o inquérito da PF instaurado a pedido da corte avançasse em frentes como quebras de sigilo e depoimentos de outros auditores.

O Globo