Vacinação na terra de Renan Calheiros levanta suspeita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Márcio Ferreira

Comandado por Renan Filho durante cinco anos e hoje sob a guarda de um primo do governador de Alagoas, o município de Murici, a 50km de Maceió, tornou-se motivo de desconfiança entre deputados estaduais, principalmente os opositores do clã Calheiros.

Eles protocolaram um requerimento de informação sobre o tema e planejam inspecionar a pequena cidade de 28 mil habitantes. Murici é o berço político de Renan Calheiros e tem a política dominada por sua família há mais de três décadas.

Na semana passada, o prefeito Olavo Neto (MDB) anunciou ter conseguido acelerar a vacinação contra a Covid-19 o suficiente para começar a atender, muito antes de outras localidades, adultos a partir de 45 anos de idade, fora do grupo das comorbidades. Em média, Alagoas está vacinando pessoas na faixa dos 55.

Enquanto comemora o êxito nas redes sociais, o político afirma ter seguido à risca o Plano Nacional de Imunização (PNI). A questão, na opinião do deputado estadual Davi Maia (DEM) e de seus aliados, não é a aplicação das doses, mas o critério para que elas tenham chegado até Murici.

Diz o parlamentar:

— A rapidez nos faz crer que existe uma distribuição de vacinas com critério político no Alagoas, com destaque para aliados de Calheiros.

O governo alagoano nega irregularidades. Explica que Murici recebeu 8,2 mil doses de vacina até maio, mantendo-se no mesmo patamar que outros municípios com população semelhante. À coluna, Renan Filho destacou que a distribuição é orientada por autoridades estaduais em contato com prefeituras e disse que “seria uma bobagem de sua parte” tentar beneficiar dessa maneira um aliado.

O Globo