Youtuber negro denuncia ameaças “gratuitas” de policiais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um mês depois de denunciar que sofreu abuso de autoridade em abordagem de policiais militares na Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal (DF), um youtuber e ciclista negro afirmou, neste domingo (27/6), que está sofrendo perseguição policial. Ele publicou um vídeo com desabafo e imagens dos PMs em suas redes sociais.

O caso de Filipe Ferreira Oliveira gerou revolta na internet após ele publicar, em 28 de maio, vídeo que mostra o momento em que foi abordado, enquanto filmava e fazia manobras de bicicleta para seu canal no Youtube. O cabo da Polícia Militar (PM) Gustavo Brandão da Silva foi denunciado pelo Ministério Público (MP) por constranger e ameaçar o jovem.

Neste domingo, o ciclista publicou um novo vídeo enquanto caminhava pela cidade e foi parado, de novo, por um carro da PM. “Estou sendo perseguido aonde eu vou”, escreveu Oliveira. “Polícia me olhando e dando tchau, disparando sirene, sempre me intimidando”, reclamou. O MP pediu arquivamento da ocorrência registrada contra ele no primeiro episódio.

“Tá vendo? Outra vez, mais uma vez”, afirmou o youtuber, no novo vídeo, enquanto atravessa a rua. Atrás dele, um carro da PM aparece parado, e um dos policiais, identificado como soldado Yuri, desce dando ordem. “Pode parar, pode parar”, ordenou o policial.

O vídeo não mostra o que ocorreu logo em seguida. Em outro trecho, o jovem volta a aparecer mostrando a placa do veículo. “Essa aqui é a placa da viatura deles”, disse Oliveira. Imediatamente depois, o policial questionou: “A viatura passou, deu um tchauzinho, mas qual a ameaça que foi feita?”, perguntou Yuri.

“A viatura passou e deu tchauzinho, não deu? Beleza. Isso que eu queria confirmar”, disse o jovem, enquanto o soldado seguia questionando sobre qual era a ameaça.

O Metrópoles solicitou resposta à Polícia Militar, mas a corporação não se manifestou até o momento em que foi publicada esta reportagem. O portal também não conseguiu ouvir o youtuber.

A abordagem policial contra Oliveira, no final do mês passado, gerou revolta e provocou diversas críticas contra a atuação dos PMs na internet. A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO) e a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OABDF) repudiaram a ação dos policiais.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf