75% das cidades têm gente escolhendo vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Subiu para 75,5% o número de cidades brasileiras que registram casos de “sommelier de vacinas”, apelido dado às pessoas que tentam escolher a marca do imunizante contra o novo coronavírus. Os dados são referentes à pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CMN), divulgadas nesta sexta-feira (16). O levantamento ouviu 5,5 mil prefeitos em todo o Brasil entre 12 e 15 de julho. Na pesquisa da última semana, 70% dos municípios tinham casos de pessoas que escolhem vacinas.

O número de pessoas que tentam escolher a marca do imunizante nos municípios brasileiros cresceu 5% nesta semana, em comparação com o último boletim divulgado no último dia 9. Para o pesquisador em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Raphael Guimarães, a prática de escolher vacina atrasa “exponencialmente” o calendário vacinal e a perspectiva de ter uma cobertura razoável contra o vírus.

“Muitas pessoas têm ido aos pontos de imunização e perguntado qual a marca de vacina que está disponível. Dependo da resposta, eles se imunizam ou não. Esses grupos ficam peregrinando as unidades de saúde dos municípios a procura da vacina que mais lhe convém. Isso atrasa muito a vacinação como um todo”, explicou o pesquisador da Fiocruz.

Imunizante fabricado pelo Instituto Butantan, a Coronavac foi a vacina mais rejeitada entre os brasileiros, sendo desaprovada por metade da população do país. Logo em seguida, a vacina da AstraZeneca apresenta a maior rejeição com 41%.

Raphael Guimarães destaca também que a escolha dos imunizantes acontece por motivos pessoais ou por desinformação:

“Por razões distintas, as pessoas têm rejeitado alguns tipos de vacinas e preferido outras. A AstraZeneca foi a primeira vacina que sofreu com esse problema, quando surgiu a informação que o imunizante poderia causar trombose. Agora as pessoas preferem a Pfizer e a Janssen. A primeira porque é bem aceita nos Estados Unidos e na Europa e a segunda por ser uma dose única”, explicou.

A pesquisa da CNM aponta, por fim, que os imunizantes da Pfizer e da Janssen apresentaram rejeição mínima, sendo 1,9% e 3,3% respectivamente.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf