90% dos alunos da rede pública de SP não teve acesso a aulas remotas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Uma pesquisa divulgada nesta 6ª feira (30.jul.2021) pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP) mostrou que cerca de 90% dos alunos do ensino médio das rede pública de São Paulo não recebeu equipamentos tecnológicos para acompanharem o ensino remoto.

Ainda de acordo com o levantamento, cerca 15% dos alunos das escolas paulistas deixou a escola durante a pandemia. A falta de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos adequados estão entre as principais causas da evasão escolar no Estado.

Outro ponto observado pelos pesquisadores é que muitos alunos precisaram deixar de frequentar as aulas para ajudarem os pais a complementarem a renda da casa. De acordo com a Apeoesp, 44% das famílias dos alunos da rede estadual de ensino de São Paulo possuem renda mensal de até 2 salários mínimos.

Entre os alunos entrevistados, cerca de 33,3% exercem alguma atividade profissional além dos estudos, enquanto 57,6% são apenas estudantes. Desse total, 6,2% são empregados de carteira assinada, 9,5% possuem emprego sem carteira assinada, 6,6% são estagiários ou menores aprendiz, 3,9% são autônomos, 6,1% fazem “bicos” ou freelancer e 1% exercem outras atividades.

Dos três grupos entrevistados, todos acreditam que as escolas não oferecem a estrutura adequada para o ensino remoto. A falta de equipamentos adequados para o aprendizado a distância é uma das principais razões apontadas pelo levantamento para o aumento da evasão escolar.

Entre os professores, 50,5% disseram que as escolas não possuem estrutura adequada para o ensino a distância. Cerca de 70% dos pais também acreditam que não há oferta de estrutura. Já entre os alunos, esse número é de 61,5%.

Ainda de acordo com a pesquisa, quase 90% dos alunos não receberam equipamentos tecnológicos para acompanharem as aulas. Em relação ao acesso à internet, 71% dos estudantes não receberam oferta de pacote de dados.

O principal recurso utilizado pelos alunos do ensino médio de São Paulo no ensino remoto foi o celular. Cerca de 37,5% dos entrevistados afirmaram possuir apenas o aparelho para assistir às aulas, enquanto 2,2% informou não possuir nenhum equipamento eletrônico para acompanhar o ensino a distância.

A maioria dos entrevistados dos três grupos também concorda que o ensino remoto prejudica o desempenho escolar. Essa afirmação é compartilhada por 65,6% dos professores, 63,5% dos pais e 62,6% dos alunos.

Apesar desses números, a maioria dos pais (51,3%) e professores (56,2%) desaprovam o retorno às aulas presenciais por causa da pandemia. Cerca de 86% dos professores tem receio da covid-19 na volta às aulas, medo também compartilhado por 81,8% dos pais.

Já a maior parte dos alunos (52%) aprova a volta presencial das aulas. Embora a maioria deseje o retorno às salas de aula, 76% dos estudantes entrevistados têm receio da covid-19 num eventual ensino presencial.

O levantamento do sindicato ouviu 1.500 pais, 1.500 professores e 600 alunos entre os dias 22 de junho e 8 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Poder 360

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf