Ameaça dos militares não para de causar protestos de congressistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

A escalada no tom de comandantes das Forças Armadas diante do avanço da CPI da Pandemia gerou uma reação em setores do Congresso e da política, com presidentes de partidos de centro pregando articulação pró-democracia e contra qualquer ameaça de autoritarismo.

Na última terça, o Ministério da Defesa e os comandantes das três armas divulgaram nota dizendo não tolerar acusações contra as instituições. Nesta quinta, o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Júnior, disse em entrevista ao jornal O Globo que há incômodo com o tratamento da CPI ao general Eduardo Pazuello e ao ex-braço direito dele no Ministério da Saúde, o coronel Elcio Franco.

A entrevista escandalizou políticos de diversos grupos. O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (sem partido-RJ) decidiu vocalizar o incômodo. “Esse comandante da Aeronáutica passou de todos os limites. E se as Forças Armadas estiverem atentas aos seus deveres ele deveria ser afastado.”

Nesta manhã, o relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), também externou seu incômodo. Ele pediu o apoio dos presidentes da Câmara e do Senado aos trabalhos da comissão. “Nós não podemos ter medo de arreganhos, de ameaças, de intimidações, de quarteladas. Nós vamos investigar.”

O relator da CPI explicitou que não são instituições, mas pessoas que ocuparam cargos públicos em um governo civil que estão tendo suas condutas apuradas. “Temos responsabilidade. Apuraremos o que houve nos porões do Ministério da Saúde.”

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf