Bolsonaro ainda não ousa desmentir Miranda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cúpula da CPI da Pandemia no Senado protocolou há pouco no Palácio do Planalto uma carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro em que cobra uma resposta dele sobre a acusação do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF).

Há 13 dias, o parlamentar disse à comissão que denunciou ao presidente um esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin e ouviu dele que isso era coisa de Ricardo Barros, líder do governo na Câmara.

Desde então, Bolsonaro não confirmou nem desmentiu o relato, por medo de ter sido gravado por Miranda durante o encontro ocorrido no dia 20 de março, no Palácio da Alvorada.

O documento foi assinado pelos senadores Omar Aziz (presidente da CPI), Randolfe Rodrigues (vice-presidente) e Renan Calheiros (relator).

O “desafio” foi anunciado por Aziz durante a reunião desta quinta-feira, em resposta a ataques de Bolsonaro à CPI no cercadinho do Alvorada, pela manhã.

“Presidente, eu não prejulgo, não estou nem lhe prejulgando, mas hoje, eu, o vice-Presidente e o relator estamos mandando uma pequena carta para o senhor, para o senhor dizer se o deputado Luis Miranda está falando a verdade ou está mentindo”, declarou.

“Solicitamos, em caráter de urgência, diante da gravidade das imputações feitas a uma figura central desta administração, que Vossa Excelência desminta ou confirme o teor das declarações do deputado Luis Miranda. Tomamos essa iniciativa de maneira formal, tendo em vista que no dia de hoje, após 13 dias, Vossa Excelência não emitiu qualquer manifestação afastando, de forma categórica, pontual e esclarecedora, as graves afirmações atribuídas à Vossa Excelência, que recaem sobre o líder de seu governo”, diz um trecho da carta.

Os senadores acrescentam que somente Bolsonaro pode “retirar o peso terrível desta suspeição tão grave dos ombros deste experimentado político, o deputado Ricardo Barros, o qual serve seu governo em função proeminente”. E dizem que o propósito da iniciativa é de colaboração, esclarecimento e elucidação dos fatos.

“Frisamos que a manutenção do silência de Vossa Excelência, em relação a este fato específico, cria uma situação duplamente perturbadora. De um lado, contribui para a execração do deputado Ricardo Barros, ao não contar com o desmentido firme e forte daquele que participou da conversa com os irmãos Miranda”, escreveram os representantes da CPI.

“Segundo, ao não desmentir o relato do deputado Luis Miranda, impede-se que, em não sendo verdadeiras as referenciadas informações, sejam tomadas medidas disciplinares pertinentes, porquanto é inadmissível que um parlamentar, no exercício do mandato, faça tal afirmação envolvendo o Presidente da República e Líder do Governo e, sendo inverídica, não responda por este grave ato”, continuam.

Os parlamentares também se comprometeram, em nome da comissão, a solicitar do deputado Luis MIranda “esclarecimentos adicionais e provas do que disse”, caso Bolsonaro desminta suas palavras “de forma assertiva”.

“E, na hipótese de não haver provas, tornar claro que se trata apenas [de] um conflito de versões. Ademais, havendo tal conflito, será permitido à sociedade que tenha o direito de saber a verdade sobre os fatos”, acrescentaram.

Ao fim, o trio roga a Bolsonaro que “se posicione, de maneira clara, cristalina, republicana e institucional, inspirando-se no Salmo tantas vezes citado em suas declarações em jornadas pelo país: ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf