Bolsonaro desiste de controlar o partido ao qual se filiar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Cada dia mais próximo do Progressistas (PP), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já admite abrir mão de um requisito que antes era inegociável em sua busca por uma sigla para disputar a reeleição em 2022: o controle da legenda.

Um dos principais partidos do Centrão, o PP é comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), que irá assumir a toda-poderosa Casa Civil do governo. Casa de caciques com força regional, e muitas vezes interesses particulares opostos, a legenda já integrou a chapa de Dilma Rousseff (PT) e é próxima ao PT em estados do Nordeste.

Também pródigo em escândalos, o partido já abrigou Bolsonaro em quase dois terços de sua vida parlamentar. Segunda maior bancada da Câmara ao lado do PL (41 deputados), a legenda deverá abocanhar um dos maiores nacos do Fundo Eleitoral, destinado ao custeio das campanhas.

Bolsonaro queria o controle do partido para evitar repetir o que aconteceu com o então nanico PSL, que se tornou a maior bancada da Câmara junto com sua vitória em 2018 e do qual saiu às turras com a direção nacional. O cálculo agora no Palácio do Planalto é que, já que não será possível o domínio em um partido menor, que ao menos seja em uma legenda com maior estrutura.

O presidente deixou o PSL, pelo qual se elegeu, em 2019 e segue sem um partido desde então. Bolsonaro tentou criar uma legenda própria, a Aliança pelo Brasil, mas em meio a brigas internas e sem a quantidade necessária de assinaturas, a ideia não prosperou.

Recentemente, o Patriota até mudou seu estatuto para receber o capitão — o senador Flávio Bolsonaro (RJ) chegou a se filiar à sigla. Entretanto, a aproximação gerou uma briga jurídica entre entre a ala simpática a Bolsonaro e o grupo que se opõe ao presidente, o que inviabilizou a filiação do capitão.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf