Bolsonaro é denunciado à ONU por oprimir liberdade de expressão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Organizações da sociedade civil anunciaram que acusaram de novo nesta sexta-feira o governo de Jair Bolsonaro no Conselho de Direitos Humanos da ONU, desta vez por “ataques à liberdade de expressão”.

Em comunicado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Comissão Arns dizem ter denunciado e alertado para a intimidação e as tentativas de criminalização a jornalistas, lideranças indígenas e opositores políticos pelo governo federal, durante o chamado “Diálogo Interativo com a Relatora sobre Liberdade de Expressão da ONU, Irene Kahn”, parte da programação da 47ª Sessão no Conselho de Direitos Humanos.

Claudia Costin, membro-fundadora da Comissão Arns e ex-ministra de Administração e Reforma do Estado do governo Fernando Henrique Cardoso, representou as entidades em pronunciamento por vídeo.

“O direito à liberdade de expressão do Brasil, obtido a muitas custas, está sob ataque. Profissionais da imprensa são intimidados, opositores políticos são ameaçados e criminalizados sob a Lei de Segurança Nacional”, afirmou Costin em vídeo para a relatora, segundo comunicado das entidades.

Foram mencionados dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), de 428 ataques verbais e ameaças direcionados a jornalistas, 41% destes tendo como origem o próprio presidente Jair Bolsonaro.

Outros exemplos envolvem Sonia Guajajara e Almir Suruí, lideranças indígenas, citados pela Polícia Federal por criticarem o tratamento destinado aos indígenas durante a pandemia de covid-19, e Marcus Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e alvo de investigação do Ministério Público por ter publicado um artigo alertando sobre os riscos de administrar cloroquina a pacientes com covid-19.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf