Bolsonaro fala barbaridades para desviar foco da CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/O Globo

Têm se tornado mais frequentes as agressões verbais do presidente Jair Bolsonaro a autoridades ou representantes eleitos que desafiem seus objetivos políticos. No último episódio, disparou ofensas contra o presidente do Tribunal Superior Eleitorial (TSE), Luís Roberto Barroso, que tem defendido com consistência e competência a segurança das urnas eletrônicas dos ataques estapafúrdios que emanam das hostes bolsonaristas. No devaneio em favor do voto impresso, que prenuncia a contestação de qualquer resultado que lhe possa ser desfavorável nas urnas, Bolsonaro chegou a insinuar, como se tivesse poder para isso, que poderá não haver eleição se não for do jeito como ele quer — mais uma entre tantas barbaridades que tem proferido.

Além de Barroso, chamado de “imbecil”, já foram vítimas do destempero verbal de Bolsonaro outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber ou Cármen Lúcia. A saraivada de agressões, ataques vis a pessoas honradas na tentativa de desacreditar a própria instituição do Supremo, levou o presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, a emitir nota em que “rejeita posicionamentos que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da Corte”.

Outro alvo frequente de Bolsonaro tem sido a CPI da Covid. Ele se recusou em termos chulos a responder às questões legítimas dos senadores sobre as denúncias de falcatruas no Ministério da Saúde, que lhe foram encaminhadas por meio de ofício. Em vez disso, preferiu disparar petardos contra os senadores, em particular o presidente da CPI, Omar Aziz, e o relator, Renan Calheiros. Para não falar nas recorrentes diatribes em que atribui a governadores e prefeitos a responsabilidade pela tragédia que já matou mais de 530 mil.

Não é preciso muita sofisticação para entender o objetivo implícito em cada um desses ataques. Como demonstram as últimas pesquisas de opinião, a popularidade de Bolsonaro está no nível mais baixo desde que ele assumiu o governo. Mais da metade dos brasileiros desaprova sua administração, segundo o Datafolha. Nas simulações de cenários eleitorais para o ano que vem, Bolsonaro tem perdido até para candidatos que antes parecia vencer com certa folga. Esse declínio resulta, em boa medida, da tragédia que se abateu sobre o país com a gestão desastrosa que seu governo fez e faz da pandemia.

Bolsonaro tenta, com sua verborragia, apenas desviar o foco da realidade. Quer criar crises nacionais que prejudiquem o trabalho da CPI e tirem a atenção da apuração necessária das responsabilidades pelo morticínio e pela corrupção. É preciso que as instituições, os atores políticos e a sociedade civil não caiam nessa armadilha. Quando o objetivo da fala do presidente é apenas desviar a atenção, é essencial conferir às agressões o valor que elas têm: no limite, deixar que suas palavras ecoem no vazio.

É possível especular sobre as intenções futuras de Bolsonaro com as tentativas de desacreditar as instituições. No presente, um fato já ficou claro: ele conseguiu desmoralizar a máxima segundo a qual as palavras do presidente têm peso. Diante da repercussão pífia de suas agressões, vê-se que o objetivo de desviar a atenção não tem sido alcançado. A única coisa que Bolsonaro consegue com seu destempero é desacreditar e desvalorizar a palavra do próprio presidente da República.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf