Bolsonaro quer impor “limites” ao Judiciário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/24-03-2021

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que cada Poder “tem que saber seu limite”, e disse especificamente que o Judiciário, com quem tido atritos, também está incluído nisso. De acordo com Bolsonaro, “não é fácil” manter a “harmonia” entre os três Poderes.

— Cada Poder tem que saber que tem limite. Eu tenho limite, por que o Judiciário não pode ter limite? Tem que ter limite também. E a mesma coisa no tocante ao Legislativo. O importante é a gente manter a harmonia entre nós, o que não é fácil — afirmou Bolsonaro, em entrevista à rádio Itatiaia.

Na semana passada, após acusar sem provas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de participar de fraudes, Bolsonaro teve uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Os dois combinaram uma reunião entre os chefes do três Poderes, que aconteceria na quarta-feira. O encontro, contudo, foi desmarcado porque Bolsonaro teve que ser internado.

Nesta terça, o presidente disse que está “à disposição” para o encontro:

— Quem propôs aquela data foi o ministro Fux. Eu estou à disposição, a partir de agora, em havendo possibilidade, a participar. Essas reuniões, já tivemos reuniões no passado parecidas com essa, são para a gente acertar os ponteiros, trocar umas ideias.

Sem provas, o presidente voltou a vincular ministro do STF a uma possível fraude nas eleições, fazendo referência a duas decisões da Corte que tiveram impacto sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (possibilitando que ele deixasse a cadeira e recuperasse a elegibilidade):

— Está na cara que não podemos partir do princípio (de que) quem tirou o Lula da cadeia, quem o tornou elegível, vai contar os votos no final da linha.

Bolsonaro também distorceu declarações do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, dizendo que a prisão de um hacker que tentou invadir os sistema do tribunal provaria que a alegação de Barroso de que “não tem como você entrar nos computadores do TSE” é falsa.

O que Barroso costuma dizer, no entanto, é que não é possível invadir as urnas eletrônicas, porque elas não tem conexão com a internet.

— O ministro Barroso diz que não tem como você entrar nos computadores do TSE. Então, ministro Barroso, temos um hacker preso em Minas Gerais. Preso por que? Porque ele entrou no TSE. Se o sistema de informatização do TSE é seguro, por que ele está preso?

Bolsonaro também disse que deve apresentar na próxima semana provas de uma suposta fraude nas eleições de 2014, que mostrariam que Aécio Neves (PSDB) teria vencida Dilma Rousseff (PT).

Na mesma entrevista, o presidente ainda atacou a CPI da Covid, que tem investigado possíveis irregularidades e omissões do governo durante a pandemia de Covid-19. Bolsonaro disse que o relatório que será elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) poderá ser jogado no “lixo” e disse que a comissão não tem “credibilidade”.

— O relatório do Renan, pode jogar no lixo. É uma palhaçada o que eles estão fazendo.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf