Bolsonaro tem dificuldade de encontrar partido para disputar eleição

Todos os posts, Últimas notícias

FOTO: ALAN SANTOS/PR

Em meio à redução de sua base eleitoral mais fiel e sem segurança jurídica para se filiar ao Patriota, que vive disputas internas, o presidente Jair Bolsonaro busca uma alternativa em siglas que o apoiam no Congresso, como PP, PL e Republicanos, para disputar a reeleição. O plano original era se filiar ao pequeno partido para ter o controle dos diretórios estaduais e da maioria da executiva nacional. A legenda, por sua vez, buscaria com a filiação de Bolsonaro ampliar a bancada de deputados federais em 2022 e, assim, superar a cláusula de barreira e angariar maior fatia do fundo partidário.

A estratégia do presidente do Patriota, Adilson Barroso, esbarrou na oposição do vice-presidente da legenda, Ovasco Resende. Ele judicializou a questão e impôs derrotas à ala de Barroso, que havia feito mudanças no estatuto para deixá-lo sob medida para o ingresso de Bolsonaro. O senador Flávio Bolsonaro (RJ), que se filiou ao partido no fim de maio para abrir caminho à entrada do pai, já admite uma possível saída da sigla. Segundo Flávio, a ideia é que Bolsonaro já esteja numa nova legenda neste ano. O prazo de filiação para disputar as eleições vai até abril de 2022.

— Não temos tempo a perder. Estamos avaliando alternativas como PP, PL e Republicanos. Não seria o que queríamos inicialmente, que era o presidente ter um partido para chamar de seu. Mas, por outro lado, tem a vantagem de já estar em um partido maior, com mais tempo de televisão e fundo partidário, para disputar a eleição. A decisão está com o presidente — disse Flávio ao GLOBO, ressaltando que o Patriota ainda é uma opção.

Apesar de ser uma das opções vislumbradas pelo entorno de Bolsonaro, o PP pretende priorizar, na destinação de recursos dos fundos partidário e eleitoral, candidaturas ao Legislativo. Além disso, a sigla é aliada de governadores de esquerda em estados como Bahia, Pernambuco e Maranhão, o que dificulta a costura de palanques locais com Bolsonaro.

Já o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, tem em seus quadros muitos políticos que preferem a candidatura do ex-presidente Lula, como o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM). No caso do Republicanos, o próprio presidente da sigla, deputado Marcos Pereira (SP), não é entusiasta da ideia — Flávio deixou a legenda recentemente. Recentemente, Bolsonaro enfrentou cobranças da sigla, que é ligada à Igreja Universal, por uma atuação mais firme em meio à expulsão de pastores de Angola.

Interlocutores do presidente afirmam que ele também tem mantido conversas com o PTB, por meio do presidente da legenda, Roberto Jefferson. Outras opções são siglas nanicas como PTC e PMB, que se remodelaram para atrair o bolsonarismo.

Em entrevista ontem, Bolsonaro se queixou das dificuldades em ingressar em um novo partido:

— Eu queria, é difícil acertar com partido. Por mim, já teria escolhido há mais meses.

Além da dificuldade partidária, Bolsonaro enfrenta um revés em sua popularidade entre seus apoiadores mais fiéis. Após atingir um pico de 17% da população brasileira em agosto de 2020, o grupo identificado como bolsonarista “heavy” pelo Datafolha —aquele que votou em Bolsonaro no segundo turno de 2018, aprova o governo e acredita nas declarações do presidente — somou apenas 11% do total no último levantamento, divulgado na semana passada.

Na comparação com a pesquisa anterior, feita em maio, o grupo bolsonarista mais fiel se manteve estável, considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou menos. Mas, pela segunda pesquisa consecutiva, sua proporção na população brasileira se distanciou dos 15%, patamar do qual se manteve próximo entre dezembro de 2019 e março de 2021. A queda coincide com a CPI da Covid, iniciada em abril, e mais recentemente com a revelação de suspeitas de corrupção na negociação de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Diretor do Datafolha, Mauro Paulino destaca que o percentual de 11% dimensiona o tamanho real do bolsonarismo mais convicto hoje e indica que esse grupo está ficando ainda menor do que já era.

— Claramente, há o impacto da CPI. Em maio, já havia esse efeito. Mesmo entre os bolsonaristas mais convictos existe uma perda e talvez seja esse aspecto mais preocupante a quem fala diretamente a esse público — analisa Paulino.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf