Ciro Nogueira e Bolsonaro formalizam ingresso na casa civil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Vídeo G1

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais líderes do Centrão, confirmou nesta terça-feira que aceitou o convite para ser ministro da Casa Civil. O anúncio foi feito por Ciro após uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita” escreveu Ciro Nogueira em publicação no Twitter.

O convite a Ciro foi feito há uma semana, mas o senador estava viajando e a confirmação dependia de uma conversa presencial com Bolsonaro. O encontro entre os dois estava programado para segunda-feira, mas o senador, que estava de férias no México, enfrentou um atraso no voo.

Em entrevista a uma rádio da Paraíba, na segunda-feira, o presidente defendeu a presença do senador no governo e minimizou o fato de ele responder a investigações em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro disse ainda que, se fosse levar em consideração esse critério, “perderia” quase metade do Congresso, em referência a outros parlamentares também na mira de processos ou inquéritos.

— Eu sou réu no Supremo, sabia disso? No caso da (deputada) Maria do Rosário. Então, eu não deveria estar aqui (na Presidência). Culpada, a pessoa só é depois de transitado em julgado (o processo) — disse Bolsonaro.

Expoente do Centrão, Nogueira já se manifestou contra o voto impresso — a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em análise na Câmara dos Deputados é uma bandeira do Palácio do Planalto. A posição de presidente do PP também expõe outra frente de divergência, já que parte da legenda tem a intenção de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Também no campo político, os rumos da articulação do governo, principalmente a linha de defesa na CPI da Covid estarão em debate. A coordenação geral hoje cabe à ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, integrante do PL. Já a estratégia direcionada para a comissão está a cargo do titular da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni.

Há um mês, Ciro e outros dez presidentes de partidos assinaram o que chamaram de “manifesto coletivo” contra o voto impresso e em defesa da confiança nas urnas eletrônicas. Por sua vez, Bolsonaro faz reiteradamente diversos ataques ao sistema eleitoral brasileiro e, sem apresentar provas, sugere que há fraudes.

Aliados do senador dizem que ele já tem uma “rota de fuga” para o impasse em relação ao projeto. Nogueira deverá argumentar que assinou o documento na condição de dirigente da legenda, representando a maioria da sigla, e não emitindo uma opinião pessoal. Outro provável subterfúgio é alegar não ser contra o que bolsonaristas chamam de “voto auditável”, apenas defender mais tempo para a implementação.

Como dirigente do PP, Nogueira ainda terá que lidar com divergências internas sobre o apoio a Bolsonaro em 2022. Os parlamentares e lideranças mais próximos a Lula indicam que não serão influenciados pelo embarque do senador no governo e dizem que as ações do parlamentar são sempre “pragmáticas”.

Há resistências ao nome de Bolsonaro em estados do Nordeste, como Bahia, Maranhão, Pernambuco e Paraíba, e do Sudeste, casos de Rio e São Paulo. Essas divisões, inclusive, são os principais obstáculos para que o presidente se filie ao PP. Na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) admitiu que o convite para Ciro ocupar a Casa Civil aproxima o presidente da sigla.

Um integrante da cúpula do PP, por exemplo, avalia que, se Bolsonaro quiser o apoio dos colegas de partido, precisa melhorar seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Da maneira que está, entraria na legenda com a certeza de que, nos estados, os deputados serão liberados para integrar o palanque de Lula se quiserem.

A preocupação existe até mesmo entre os colegas de partido de Nogueira no Piauí, onde Lula é forte. A alternativa, segundo um parlamentar próximo do senador, será aproveitar a oportunidade para “canalizar recursos para a região” e fortalecer palanques.

Na Casa Civil, o senador deve assumir a estratégia da defesa do governo na CPI da Covid, cujos depoimentos serão retomados na semana que vem. A expectativa é que o parlamentar use o bom trânsito no Senado para contornar derrotas sofridas pelo Palácio do Planalto nos primeiros meses da comissão. Considerada ineficiente até mesmo por governistas, a articulação política da CPI é uma atribuição de Onyx Lorenzoni, que deverá assumir o novo ministério que vai reunir as áreas de emprego e Previdência.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf