Conversa de Bolsonaro sobre o voto impresso é de autoria do PSDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Principal bandeira do bolsonarismo e motivo de crise entre Poderes, a necessidade de impressão de votos foi rechaçada por técnicos do TSE em 2014, na apuração feita pela campanha de Aécio Neves (PSDB-MG).

O tucano levantou a tese da fraude e sugeriu melhorias, entre elas o voto impresso conferível pelo eleitor.

Os técnicos do tribunal rebateram a ideia. O episódio será um dos argumentos de ministros da corte contra a proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em resposta às sugestões, os técnicos do TSE afirmaram que o processo atual permite auditoria e “apresenta controles de integridade do processo de compilação adequados ao nível EAL 4 da norma ISO/IEC 15408, que é considerado como o nível mais alto”.

Bolsonaro prometeu apresentar em sua live semanal na quinta (29) provas de fraudes nas eleições propiciadas, diz ele, pela ausência de um sistema auditável.

O TSE também cobrou explicações e deu prazo até 2 de agosto para o presidente se manifestar.

A votação na comissão especial que debate a implantação da impressão do voto está prevista para a quinta (5).

A atuação do ministro Braga Netto (Defesa) foi considerada um tiro no pé por líderes partidários. Eles acham que as falas golpistas deram mais força para derrotar a ideia.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf