CPI acha prova contra Carlos Wizard

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/30-06-2021

A CPI da Covid identificou, ao longo da investigação, uma conexão entre o empresário Carlos Wizard, apontado como integrante de um suposto gabinete paralelo no Palácio do Planalto, e Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos, que intermediou a compra da vacina indiana Covaxin no Brasil. Os dois tiveram sócios em comum em algumas de suas empresas.

Indagado sobre o assunto pelo relo relator Renan Calheiros (MDB-AL), Wizard não quis responder. A ligação entre os dois empresários abre uma frente de apuração para identificar se Wizard atuou em benefício da Precisa junto ao governo federal.

De acordo com um organograma organizado pela equipe de Renan, cujas informações foram verificadas pelo GLOBO, Maximiano é sócio da empresa 6M Participações, que já teve como sócios Sueli de Fátima Ferretti e Cleber Faria Fernandes. Em situação semelhante, os dois também já tiveram sociedade em empresas de Wizard, a Editora Ensino Profissional e a Topper.

— Nosso cruzamento de informações revela que Sueli foi sócia de duas empresas das quais o senhor também participou, a empresa Editora Ensino Profissional e a Topper. Sueli foi sócia da 6M Participações, da qual é sócio Francisco Maximiano. O senhor confirma essas relações negociais? – indagou Renan.

Wizard, então, reforçou que permaneceria em silêncio, postura que manteve também nas perguntas subsequentes e em diversas outras.

“Décima pergunta: foi Sueli Ferretti quem lhe apresentou Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos?”, questionou. “O senhor conhece Cleber Fernandes, sócio de Sueli em várias empresas?”, perguntou o relator, mais sem resposta.

Procurada, a assessoria de Maximiano afirmou que “não existe relação comercial entre os dois, tampouco envolvendo a Precisa”. O advogado de Wizard, Alberto Toron, afirmou que o seu cliente estava em viagem e não poderia responder na quarta-feira.

Suspeito de integrar o suposto gabinete paralelo no governo, Wizard liderou uma iniciativa de empresários bolsonaristas para tentar garantir a aquisição de imunizantes pela iniciativa privada, mas sem sucesso. Em março deste ano, ele e Luciano Hang, dono da Havan, participaram de uma ‘live’ com um dos sócios da Belcher, representante do laboratório CanSino, Emanuel Catori, sobre o tema. As negociações com a CanSino para a aquisição da vacina chinesa Convidecia não avançaram, mas, assim como no caso da Covaxin, entraram na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf