CPI vai apurar fake news da Secom sobre pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado

A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República volta à mira da CPI da Covid. Dessa vez, a comissão quer investigar distorções de dados da Covid-19 em publicações da pasta nas redes sociais. Numa das postagens citadas, o governo comemorou que o Brasil tinha o “menor índice de mortes por milhão” entre grandes nações em 8 de agosto de 2020, data em que atingiu 100 mil mortos pelo coronavírus.

O requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) desmonta informações publicadas pela Secom, apresentando-as como falsas. Um detalhe que atrai a atenção é que, nesse ranking, estão San Marino (1º lugar), país com 33,8 mil habitantes, e Andorra (4º lugar), pequeno principado com 77,1 mil moradores, ambos na Europa. O Brasil figurava na 11ª colocação, logo atrás dos Estados Unidos, enquanto ocupava a 2ª posição em números absolutos de óbitos, mostra o documento, com dados do site WorldOMeters.

Países populosos e fortemente afetados pela pandemia, como Índia, Rússia e México, ficaram de fora do ranking das grandes nações. Além disso, o parlamentar pede explicações sobre a seguinte frase, utilizada na imagem da publicação: “Dizer que o Brasil é um dos países com a pior situação na Covid com base em números absolutos é desonestidade e desprezo pela ciência e pela realidade”. O trecho pode ser considerado uma crítica ao trabalho da imprensa, que divulga diariamente os números da pandemia.

No mesmo dia a Secom comemorou que o Brasil era um dos países que mais salvava infectados: aproximadamente, 96,6%. No entanto, a taxa de mortalidade estimada variava de 1% a 2% na época. As publicações não mencionam pacientes que ficaram com sequelas — cerca de oito em cada dez — mesmo após casos leves da doença.

No documento, Vieira também solicita registros, como e-mails, sobre a encomenda, a realização e a entrega das postagens; os nomes de quem redigiu e aprovou os materiais; e métricas de audiência, isto é, estatísticas que mostram o alcance de pessoas e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo).

O pedido do parlamentar precisa ser analisado e votado pela comissão, ainda sem data definida. Os trabalhos da CPI, prorrogada por mais 90 dias, retornam na próxima terça-feira após o recesso parlamentar.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf