Crise de soluços de Bolsonaro decorre de nervosismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Na edição desta quarta-feira (14) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que causa soluço e como curá-lo.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reclamou que está sofrendo crises de soluço e, nesta madrugada, ele foi levado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília.

Ao longo da última semana, o presidente chegou a relatar que as crises de soluço duravam dias e, além do incômodo, ele disse a apoiadores que estava ficando sem voz, em alguns momentos, por causa disso.

“Na prática, o que acontece é um reflexo. O soluço não é uma doença, mas uma manifestação desagradável e faz com que o diafragma, o músculo que faz a divisão da cavidade toráxica da abdominal, seja estimulado diferente durante a expiração e afeta a glote, que provoca o som típico de soluço”, explicou Gomes.

De acordo o médico, soluços persistentes por mais de dois dias requerem atenção e, a partir de sete dias de crise, é recomendado avaliação profissional.

Entre as causas para o soluço, Fernando Gomes citou refeições pesadas, bebidas quentes e excesso de bebidas alcoólicas. “Pessoas com gastrite ou refluxo gastroesofágico também têm esse reflexo estimulado, às vezes, de maneira persistente”, destacou.

“Estresse psicológico e até mesmo um susto ou emoção muito forte provoca o soluço e, da mesma maneira, consegue interferir tirando o indivíduo desse padrão”, afirmou o médico.

“A dica básica é prestar atenção na própria respiração porque o soluço entra dentro do nosso reflexo mais básico, que é a inspiração e expiração. Muitas vezes ficar tranquilo, fechar os olhos e prestar atenção voluntária na respiração pode ajudar.”

CNN Brasil

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf