Debate sobre voto impresso bomba nas redes e maioria é contra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Obsessão de Jair Bolsonaro, a defesa do voto impresso nas redes tem sido puxada por deputados da sua base ideológica. Somente na última semana, 521.541 menções no Twitter foram feitas sobre o tema. Cerca de 60% das postagens foram publicaas a favor da proposta, segundo a agência de monitoramento de redes sociais Quaest.

As deputadas bolsonaristas Bia Kicis (PSL-DF), que também é autora da PEC (Proposta de Emenda Constitucional), e Carla Zambelli (PSL-SP) lideram a campanha a favor do voto impresso nas redes. Cada uma, desde maio de 2021, fez 113 e 101 postagens sobre o tema, respectivamente.

Além das deputadas, aparecem com grande número de postagens Filipe Barros (PSL-PR), Carlos Jordy (PSL-RJ), Major Vitor Hugo (PSL-GO), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos RJ) e Carol De Toni (PSL-SC).

O recorde de menções, 293.085, aconteceu no dia 16 de julho, quando a votação da PEC na Comissão Especial da Câmera foi adiada para agosto. Por pouco, o texto não acabou sendo rejeitado no mesmo dia. Os governistas ganharam tempo para tentar virar o jogo. Na oportunidade, 69% dos tweets feitos eram a favor do voto impresso.

Em seus perfis no Twitter, os bolsonaristas atacam o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), criticam ministros do STF (Supremo Tribunal Eleitoral), afirmam que a urna eletrônica não permite formas de auditagem e que não é segura contra fraudes, contrariando a opinião dos especialistas e as evidências existentes sobre o assunto. O deputado da oposição Marcelo Freixo (PSB-RJ), com 32 tweets, é o terceiro com maior volume de publicações. O parlamentar vê a tese bolsonarista do voto impresso como uma ameaça a democracia e um favorecimento a “milícias eleitorais”.

Apesar do barulho nas redes sociais, as chances de a PEC ser aprovada são pequenas. A comissão passou por um esvaziamento, onze partidos, inclusive da base de Bolsonaro, se uniram e trocaram parlamentares favoráveis à pauta por outros contrários ao voto impresso.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf