Dezenas de procuradores-gerais pressionam Aras a investigar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O pedido de abertura de investigação eleitoral contra o presidente Jair Bolsonaro por declarações ameaçando a realização das eleições do ano que vem, enviado na terça-feira ao procurador-geral da República Augusto Aras por um grupo de cinco integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal, recebeu nesta quarta-feira o apoio de mais 31 subprocuradores-gerais da República, integrantes do primeiro escalão da instituição.

“Os subprocuradores-gerais da República abaixo assinados, tendo em vista a gravidade das manifestações do presidente da República Jair Bolsonaro, a pretexto de defender a mudança do sistema eleitoral para o de voto impresso, colocando em dúvida a lisura das eleições brasieliras, desde o ano de 1996, ameaçando vir a não aceitar o resultado do pleito eleitoral vindouro e mesmo a própria realização das eleições, entendem oportuno externar a Vossa Excelência, por nossas vozes, a gravidade da situação, que demanda a atuação efetiva, firme e preventiva do Ministério Público”, escreveram no ofício conjunto encaminhado a Aras.

Com esse novo apoio, são 36 subprocuradores-gerais da República cobrando Aras para que investigue Bolsonaro. O número representa praticamente metade dos 74 subprocuradores-gerais que compõem a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O procurador-geral da República se manteve em silêncio sobre as ameaças feitas por Bolsonaro às eleições, apesar de as declarações terem gerado reações de diversas autoridades da cúpula dos Poderes.

Por isso, um grupo de cinco subprocuradores-gerais da República, que representam metade do Conselho Superior do Ministério Público Federal, enviou a Aras na terça um pedido para abertura de investigação contra Bolsonaro por causa de declarações ameaçando a realização das eleições do próximo ano e lançando dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas.

Para eles, a PGR deve ter uma atuação preventiva na defesa das eleições do próximo ano, e por isso, pedem para que seja instaurado um “procedimento preparatório eleitoral destinado a identificar e coletar elementos potencialmente evidenciadores de abuso de poder de autoridade, atentatórios à existência e à normalidade da eleição presidencial de 2022”.

Com o envio da representação ao procurador-geral, ele é obrigado a se manifestar se irá tomar alguma providência investigativa ou se não vislumbra a existência de ilícitos.

Para os subprocuradores-gerais, as manifestações de Bolsonaro configuram “abuso de poder de autoridade”, com tentativa de “supressão das regras do jogo democrático”. Bolsonaro tem lançado suspeitas de fraudes nas urnas eletrônicas sem apresentar nenhuma prova. Ontem, um grupo de ex-procuradores-gerais da República divulgou nota defendendo a confiabilidade da urna eletrônica, que até hoje não teve indícios de irregularidades. O presidente também colocou em dúvidas a realização das eleições do próximo ano caso não seja aprovado o voto impresso pelo Congresso Nacional.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf