Diretor da propina na Saúde acusa Miranda de conspiração

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-diretor do Departamento de Logística (DLOG) do Ministério da Saúde Roberto Dias, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta quarta-feira (7/7), sugeriu que o deputado federal Luis Claudio Miranda (DEM-DF) seria o responsável por acusações que pairam sobre ele. O parlamentar e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, relataram suspeitas de irregularidades em relação à negociação da vacina contra covid-19 Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, representado no Brasil pela empresa Precisa Medicamentos.

Questionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre uma nota que divulgou após a sua demissão do cargo, na qual afirma que “existem terceiro interessados”, Dias afirmou: “Senador, eu estou avidamente tentando descobrir a quem interessa. Agora, fato é que soa muito estranho, conforme no meu discurso de abertura, que tudo isso, todo esse ciclo, feche no deputado Luís Miranda”.

Dias pontuou que terceiros estão interessados na divulgação da denúncia sobre propina que o envolvem. Em outro episódio, o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais Luiz Paulo Dominghetti, apresentado como um vendedor de vacinas autônomo da empresa Davatti Medical Supply, disse que, ao tentar negociar a venda de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca ao ministério, Dias teria pedido propina de US$1 por dose para fechar negócio.

Perguntado, então, se era o deputado Luis Miranda o interessado a que ele se refere, Dias afirmou: “Não sei, mas parece”. E por fim, frisou: “A minha alusão a terceiros é diretamente ao deputado Luis Miranda”. Logo no início da oitiva, Dias disse achar estranho que “todas as falsas e fantasiosas acusações de alguma forma se liguem ao deputado Luis Miranda”. “A pergunta mais importante que fica: teria eu atrapalhado algum negócio do ilustre deputado?”, questionou. Em outros momentos do depoimento, ele joga suspeitas sobre o parlamentar.

“Até o momento, noticiava-se que o deputado teria sido preterido em expectativas políticas que almejava. Teria, então, tido pretensões negociais e econômicas frustradas também. Confesso que neguei um pedido de cargo para o seu irmão servidor e, por um momento, imaginei que pudesse ser uma retaliação. E confesso que sempre achei desproporcional demais. Mas, agora, o que se deslinda é a possibilidade de ter ocorrido uma frustração no campo econômico também”, afirmou.

À CPI, o deputado Luis Miranda e seu irmão, Luis Ricardo, relataram que o servidor sofria “pressões anormais” para liberar a importação da Covaxin. O mesmo relato foi feito por Luis Ricardo à Procuradoria da República do Distrito Federal, ainda em março. Dentre as pessoas que diz que o pressionavam, está o nome de Roberto Dias, que nega qualquer tipo de pressão. O deputado também disse que ele e o irmão levaram as suspeitas ao presidente Jair Bolsonaro, no dia 20 de março, e que este disse que a situação parecia ser “rolo” do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf