Dispara em SP omissão em 2a dose da vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rivaldo Gomes

O estado de São Paulo registrou um aumento de 168% no número de pessoas que não retornaram aos postos dentro do prazo para receber a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.

Em junho, o número de faltosos chegava a 239,2 mil pessoas. Na terça (20), já eram 642 mil.

Do total, 357,6 mil ainda não tomaram a segunda dose da vacina da Astrazeneca/Oxford, como já deveriam ter feito (eram 59,5 mil em junho). E 284,4 mil já passaram do prazo para a segunda dose da Coronavac, do Instituto Butantan (eram 179,7 mil no mês passado).

O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias no caso da Coronavac e de três meses no caso da Astrazeneca/Oxford.

Os paulistanos que tomaram a Pfizer ainda estão dentro do prazo para buscar a segunda dose —ela começou a ser aplicada no estado em maio e os prazos de 12 semanas começam a vencer entre o fim de julho e o começo de agosto.

O dado sobre os faltosos preocupa, já que uma pessoa só fica mais protegida contra o agravamento da doença depois de tomar as duas doses dos imunizantes. Sem isso, não só pode contrair a doença e desenvolver a sua forma mais grave como seguir contaminando outras pessoas.

“É fundamental conferir a carteira de imunização e voltar ao posto para tomar a segunda dose”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula. Ela alerta que não se trata apenas do interesse pessoal de cada cidadão, mas de um reforço ao “trabalho coletivo de combate à pandemia”.

O governo de SP diz que cabe às prefeituras fazer a busca ativa dos vacinados, mas dia que apoia a ação enviando e-mail para a população lembrando a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação do imunizante.

No total, 24,5 milhões de paulistanos já foram vacinados com pelo menos a primeira dose de uma das vacinas aplicadas no Brasil. destes, 8,3 milhões já tomaram também a segunda dose.

O problema dos faltosos para a imunização completa não se restringe a SP. Levantamentos recentes mostraram que cerca de 2 milhões em todo o país ainda não buscaram a segunda dose.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf