Doria libera funcionamento do comércio até 23 horas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que o calendário de vacinação contra covid-19 do estado de São Paulo será antecipado novamente, mas não divulgou as novas datas do cronograma.

Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, Doria disse que a secretaria de Saúde está estruturando o novo calendário e que ele será anunciado até o próximo domingo (11).

A nova antecipação foi possível, segundo o governador, porque o estado comprou mais 4 milhões de doses extras de CoronaVac diretamente da fabricante da vacina na China, a empresa Sinovac Biotech. Mais de dois milhões de doses de vacinas chegarão envasadas e prontas para aplicação no aeroporto de Guarulhos ainda hoje, ainda de acordo com Doria.

O calendário atual de vacinação estipula a vacinação completa de maiores de 18 anos no estado até o dia 15 de setembro.

O estado de São Paulo é responsável por praticamente 50% da vacinação do Brasil, e agora começa a ampliar a imunização. Prometi e, agora, estamos cumprindo. O governo de São Paulo adquiriu diretamente do laboratório SinoVac 4 milhões de doses da vacina CoronaVac.” João Doria, governador de SP

Nesse primeiro momento, são 4 milhões de doses, com a primeira carga, de 2 milhões de doses, sendo recebida nas próximas horas.” Jean Gorychtein, secretário estadual de Saúde

Doria também anunciou, ao lado do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, que o estado de São Paulo irá concluir o último contrato de envio de 100 milhões de doses de CoronaVac com o ministério da Saúde antes do prazo, no final de agosto. A primeira previsão era no final de setembro.

“Temos feito desde meados do mês passado um enorme esforço para recuperar os cronogramas que haviam sido apresentados ao Ministério da Saúde”, ressaltou o presidente do Butantan, Dimas Covas.

No começo de abril, tínhamos a previsão de terminar o contrato de 100 milhões em agosto. Houve aqueles atrasos nas remessas de matéria-prima e tivemos que fazer a revisão. Agora, em junho, tivemos a noticia da regularização do fornecimento de matéria-prima, e isso nos permite prever a conclusão do contrato até o final de agosto.” Dimas Covas, presidente do Butantan

Doria também anunciou flexibilização dos horários do comércio até as 23h, adiantada por ele no início da semana, a partir desta sexta-feira (9).

Até o momento, bares, restaurantes, padarias e comércios em geral só podiam funcionar com o limite de horário de fechamento às 21h. Apesar da ampliação, o “toque de recolher” entre as 23h e 5h está mantido.

O governo paulista também anunciou um cronograma de “eventos-teste” com pessoas vacinadas no estado a partir de 17 de julho. Serão realizados eventos como concertos musicais, shows, maratonas e festas para estudar o comportamento do vírus da covid-19 em pessoas imunizadas em aglomerações.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, a desaceleração da curva de internações é a maior que temos desde o início do ano. “Com isso, podemos dar esse próximo passo de retomada segura e responsável no nosso estado.”

Questionado pelo UOL se o anúncio de flexibilizações e eventos iriam estimular a população a promover aglomerações, Doria afirmou que as pessoas precisam de “esperança”.

“Temos que colocar esperança e paz no coração das pessoas. Sou muito a favor de, quando temos boas notícias, vamos dá-las. Evidentemente, pedindo cautela”, respondeu.

O coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus, Paulo Menezes, negou que os anúncios passem uma mensagem de “liberou geral”. “Estamos vendo progressos nos indicadores que eram esperando devido ao avanço da vacinação. Acho que estamos caminhando com muita segurança e responsabilidade”, redarguiu.

Redução progressiva de indicadores e variante delta
Paulo Menezes também ressaltou, novamente, que o estado tem observado uma redução progressiva nos indicadores da covid-19 em São Paulo, especialmente na redução da velocidade dos números de pacientes internados com a doença.

Segundo dados do governo de São Paulo, o estado atingiu o maior índice de desaceleração de internações em 2021 na última semana, com redução de -2,95% em enfermarias e -1,69% em UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

O médico do centro de contingência declarou que, caso a redução dos casos continue, é possível que novas flexibilizações sejam adotadas em São Paulo. Ao mesmo tempo, ele esclareceu que a circulação da variante delta do vírus faz com que seja necessário manter as normas de segurança.

Sabemos que, na Europa e em Israel, ela tem provocado um aumento no numero de casos, inclusive com uma pequena redução na efetividade das vacinas utilizadas nesses países. Mas aqui nós precisamos de mais tempo. Essa variante delta, aqui, concorre com uma variante que já temos desde o início do ano, que é a gama.”
Paulo Menezes

De acordo com o diretor-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, os números satisfazem a equipe gestora e se enquadram nas previsões sobre os benefícios da imunização.

Hoje, estamos com uma ocupação dos leitos de UTI em SP na ordem dos 69%, abaixo dos 70%. A Grande SP, hoje, tem uma ocupação de 64%, mesmo com a redução de alguns leitos, principalmente nos hospitais privados. Mesmo assim, a ocupação está em 64%. E a ocupação na Baixada Santista é de 44%, menos, bem menos da metade.” João Gabbardo

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf