Ex-diretor da Saúde reconhece encontro em restaurante

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Senado

O ex-servidor federal Roberto Ferreira Dias rechaçou hoje, em oitiva da CPI da Covid, a acusação feita pelo PM Luiz Paulo Dominghetti Pereira de que houve cobrança de propina em negociações para compra de vacinas contra a covid-19.

Ex-chefe de Logística do Ministério da Saúde, o depoente confirmou que esteve com o policial em um jantar no restaurante Vasto, em Brasília, mas negou ter solicitado qualquer tipo de vantagem ilícita durante o encontro.

Os fatos em questão foram narrados à CPI por Dominghetti durante depoimento na semana passada. Apresentando-se como lobista da empresa americana Davati Medical Supply, ele alegou ter ouvido de Dias uma sugestão de propina de US$ 1 por dose em relação a suposta oferta que estava sobre a mesa (venda de 400 milhões de doses da AstraZeneca).

Em contrapartida, o ex-servidor (exonerado do cargo pouco depois que o caso veio a público em uma reportagem da Folha de S.Paulo) atuaria no sentido de acelerar as tratativas e a assinatura do contrato —de acordo com o que contou Dominghetti à comissão.

Hoje, Dias respondeu à CPI que a narrativa do PM seria completamente fantasiosa, rotulando-o como “picareta” e “aventureiro”. De acordo com o depoente, os dois estiveram em um jantar informal em Brasília, em 25 de fevereiro.

Na ocasião, Dominghetti teria se apresentando como representante comercial a fim de, com suposta autorização da AstraZeneca (informação negada pela fabricante do imunizante), negociar com o governo brasileiro um lote de 400 milhões de doses.

O ex-diretor de Logística teria então respondido que o PM deveria entrar em contato com a pasta com o intuito de agendar um compromisso formal.

“No dia 25 de fevereiro, fui tomar um chope com um amigo e em determinado momento se dirigiu a mim o coronel [Marcelo] Blanco ao lado de uma pessoa que se apresentou como Dominghetti, que disse representar empresa com 400 milhões de doses da AstraZeenca.”

“Eu disse a ele que isso já tinha sido circulado no ministério, mas nunca com documentação necessária. Nunca houve nenhum pedido meu a esse senhor”, completou.

Posteriormente, na sede do ministério, Dominghetti não teria apresentado a carta por meio da qual ficaria consignado que ele possuía autorização da AstraZeneca para desenvolver as negociações. Na sequência, o policial retirou-se do local e, desde então, Dias alega nunca mais tê-lo visto.

Nunca pedi nenhum tipo de vantagem ao senhor Dominghetti e nem a ninguém
Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Ministério da Saúde

No depoimento, Roberto Dias também negou que tenha pressionado Luis Ricardo Miranda, chefe de importações do Ministério da Saúde, em relação ao processo para compra da vacina indiana Covaxin —também investigada pela comissão.

Segundo ele, a mensagem apresentada como indício da pressão se referia a um outro processo, relativo ao imunizante AstraZeneca.

“Fui injustamente acusado de ter pressionado um funcionário chefe da divisão de importação e a comprovação foi demonstrada em uma mensagem encaminhada as 20h46 de um sábado, dia 20 de março, quando perguntava como está a LI da vacina. Essa é uma única frase atribuída como forma de pressão indevida. Em nada se referia à Covaxin, em um sábado a noite nada mudaria deste processo.”

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf