Ex-presidente do Patriotas queria “dar golpe” para filiar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou a convenção nacional do Patriota que decidiu pelo afastamento, por 90 dias, do presidente do partido, Adilson Barroso. A reunião ocorreu no último dia 24 de junho e a suspensão foi decidida pela maioria dos membros da executiva, sob a alegação de que Barroso tem feito negociações, sem consultar a cúpula partidária, com o presidente Jair Bolsonaro — que pretende se filiar à sigla. O senador Flavio Bolsonaro (RJ) já está na legenda.

Quem assume o comando do partido é Ovasco Resende, vice-presidente do Patriota. Agora, o caso deverá ser encaminhado ao conselho de ética da sigla para análise. O julgamento final ficará a cargo da executiva nacional. No despacho do documento, consta o nome do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, mas a decisão foi assinada eletronicamente pelo ministro Edson Fachin.

O magistrado determinou, ainda, a restauração da composição dos órgãos de direção, conforme definidos na convenção nacional de 7 de novembro de 2018, além do restabelecimento dos delegados nacionais com a consequente exclusão daqueles que foram nomeados em substituição. A forma como as negociações para a filiação de Bolsonaro foram feitas causou um racha no partido.

Entre as acusações contra o presidente afastado, estão irregularidades que teriam sido cometidas, como a mudança de senha no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do Patriota no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a destituição e nomeação de delegados de forma irregular, sem quórum suficiente para tal decisão. Ao Correio, sobre a possível filiação de Bolsonaro ao Patriota, Ovasco reafirmou que o grupo jamais foi contra e que sempre esteve aberto ao diálogo.

“Como sempre falamos, ninguém do nosso grupo é contra a vinda do presidente. O que sempre dissemos é que estavam aproveitando da possibilidade da vinda dele para dar um golpe e assumir majoritariamente o comando do partido. Sempre estivemos abertos ao diálogo com qualquer pessoa que queira ser candidato. Inclusive, essa é uma obrigação de um partido político. Vamos conduzir o partido respeitando os companheiros, respeitando nosso estatuto e buscando crescimento para superarmos a cláusula de barreira”, explicou.

Questionado se pretende iniciar nova negociação com Bolsonaro, ele relatou que “sempre estivemos aberto ao diálogo e sempre continuaremos”. Sobre o interesse do presidente nos diretórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e se isso pode ser negociado, Ovasco respondeu que “somos do diálogo e da transparência. Em uma composição, os lados tem que ter segurança”.

Adilson Barroso, afastado do comando do Patriota, afirmou que recorrerá da decisão. “Acho muito esquisito. Não fui ouvido por ninguém, não tenho nenhuma acusação de qualquer coisa errada. Já os meus concorrentes no partido fizeram tudo fora da lei, do estatuto. Creio que quando eu mostrar que tudo que fiz foi dentro do estatuto, vão reverter o caso”, assegurou.

Correio Braziliense

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf