Falta dinheiro pra turbinar o Bolsa família

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Borges/NurPhoto/Getty Images

Arma do presidente Jair Bolsonaro para resgatar a sua popularidade, a expansão do Bolsa Família baseada na folga fiscal garantida pelo reajuste de 8,3% nos limites definidos pelo teto de gastos é mal vista no Ministério da Economia. Assessores de Paulo Guedes afirmam que o ganho inflacionário não serve para os programas de transferência de renda, já que não se trata de despesa recorrente, mas de receitas extraordinárias. “Com esse ganho, daria para fazer algo temporário, como o auxílio emergencial, mas expandir o Bolsa Família envolve correr grande risco de não ter espaço fiscal em 2023”, afirma um secretário da Economia, que confirma a existência de pressões para o aumento de gastos.

Mas Guedes já tem uma alternativa para aplacar as intenções eleitoreiras de Bolsonaro. Nesta semana, o governo enviou ao Congresso Nacional um projeto que vincula a taxação de dividendos expressa na proposta de alteração do Imposto de Renda ao novo programa de distribuição de renda do governo. A taxação de 20% sobre esses ganhos, alvo de críticas por parte de diversos setores, e ainda uma incógnita para o relator da proposta, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), seria a solução de Guedes para contemplar as vontades do presidente. Trata-se de uma mudança expressiva de postura do ministro.

Desde o início do governo, Guedes trabalhava exatamente na direção contrária para liberar para investimentos recursos que estavam vinculados a destinos específicos e, com isso, também aplainar o cenário fiscal. O ministro defendia a desindexação como uma de suas bandeiras.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf