Falta vacina em oito capitais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/EPTV

Ao menos oito capitais brasileiras estão com a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 suspensa hoje devido à falta de imunizantes. Belém (PA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Vitória (ES) tiveram que pausar a campanha por falta de doses.

No final do mês passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que toda a população adulta do Brasil terá a oportunidade de receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus até o fim de setembro. Apesar da promessa, estados e municípios seguem com falta de imunizantes.

Confira abaixo como está a vacinação nas capitais que enfrentam a falta de vacinas:

A Prefeitura de Belém suspendeu a aplicação da 1ª dose de vacina contra o novo coronavírus devido à falta de imunizantes.

Sem previsão de um novo lote, a prefeitura declarou que “tanto o município de Belém, quanto o estado do Pará, aguardam a chegada de novas doses que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde”.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Belém segue informando a população pelos canais de comunicação próprios o site, pelas redes sociais da secretaria e prefeitura e também através da imprensa.”

No site oficial do município, a prefeitura declarou que hoje a vacinação para a 1ª dose foi suspensa. A campanha segue ocorrendo apenas para a segunda dose. A prefeitura informa que “aguarda o recebimento de uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde para abrir calendário de primeira dose”. À reportagem, a Secretaria de Saúde explicou que a vacinação está paralisada desde quinta-feira (22), por falta de vacinas.

“A programação de envio é repassada para a Secretaria Estadual de Saúde e, posteriormente, comunicada ao município. Neste momento, não há previsão oficial para recebimento de novas doses.”

No último dia 13, Campo Grande também havia suspendido a vacinação por estar sem imunizantes.

Florianópolis está realizando hoje uma ação focada na segunda dose em razão da falta de imunizantes para a primeira aplicação. No município, a aplicação da 1ª dose é apenas para gestantes, lactantes e puérperas — pessoas que deram à luz há menos de 45 dias.

“Florianópolis pode aplicar a vacina rapidamente, assim que chegam os imunizantes. Para avançar na aplicação de primeira dose, a administração municipal aguarda o recebimento de mais imunizantes. O envio é feito pelo governo estadual, não temos a previsão em data fechada”, informou a Secretaria de Saúde do município.

A Prefeitura de João Pessoa aplica apenas a segunda dose da AstraZeneca (Fiocruz) para quem tomou a primeira dose há 90 dias, e CoronaVac (Butantan), para quem recebeu a dose inicial há mais de 28 dias. Os locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura.

Na noite de sexta-feira (23), a Prefeitura de Maceió anunciou em seu site que a “aplicação da primeira dose será retomada quando a Prefeitura receber novas doses das vacinas”.

“Desde sábado Maceió conta com vacinação exclusiva para 2ª dose, tanto de AstraZeneca, como de CoronaVac. No caso da AstraZeneca está sendo antecipada a conclusão da imunização de quem tinha 2ª dose agendada até o dia 31 de julho.”

Apesar do comunicado, diversos moradores do município comentaram na página da prefeitura no Instagram de que foram hoje aos postos de saúde para se vacinarem com a primeira dose e não conseguiram. Eles alegaram não ter sido informados que a vacinação foi suspensa na cidade.

Ao VivaBem, a pasta declarou que “toda a divulgação sobre a vacinação contra a covid-19 em Maceió vem sendo feita nos canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais), assim como pela imprensa local. A retomada e ampliação da vacinação depende do recebimento de novas doses.”

A aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19 segue paralisada hoje na capital do Rio de Janeiro por falta de imunizantes. Desde sexta-feira (23), a aplicação da primeira dose está suspensa na cidade.

Em nota enviada ao VivaBem, a Secretaria Municipal de Saúde declarou que “por já ter aplicado todas as vacinas destinadas à primeira dose (D1) contra a covid-19 e para garantir estoque para as segundas doses (D2) programadas, o Município do Rio de Janeiro suspendeu momentaneamente seu calendário de vacinação de D1”.

A pasta explicou que os postos de vacinação da cidade seguem funcionando para atender as pessoas que já estão agendadas para receber a segunda dose nos próximos dias.

“A vacinação será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas.”

Questionadas pela reportagem, a secretaria não respondeu se há previsão para a chegada de novas doses de vacina por meio do PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, para que possa ser retomada a campanha de imunização no município.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) de Salvador, na Bahia, está fazendo um mutirão de aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19. Todos os locais de vacinação serão exclusivamente para as pessoas que já receberam a primeira dose.

“A vacinação com a primeira dose para o público habilitado segue suspensa. A SMS aguarda o envio de um novo lote de imunizantes pelo governo federal para retomar esta estratégia”, informou.

A Prefeitura de Vitória informou que hoje está sendo aplicada apenas a segunda dose da vacina da AstraZeneca no município.

“A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) aguarda a chegada de vacinas para retomar com a aplicação da primeira dose”, informou a pasta ao VivaBem.

A reportagem tenta contato com as prefeituras de João Pessoa e Salvador. Caso elas retornem, a matéria será atualizada com os posicionamentos.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf