FMI diz que Brasil pode sofrer convulsão social

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório nesta terça-feira (27) em que alerta para os riscos de uma retomada desigual na economia do mundo. Segundo a economista-chefe da entidade, Gita Gopinath, há um fosso crescente entre as economias mais avançadas e os mercados emergentes, incluindo o Brasil.

Isso acontece devido à falta de vacina nos países em desenvolvimento, assim como os riscos fiscais encarados na retomada.

O Panorama Econômico Mundial do FMI afirma que a economia deve crescer 6% este ano. O problema é que a retomada deverá se concentrar nas nações ricas graças ao avanço acelerado da vacinação.

Quase 40% das pessoas nas economias avançadas já estão totalmente vacinadas. Quando se trata dos mais países emergentes, porém, o percentual despenca para 11%.

O país destaca ainda o cenário econômico em uma série de nações, incluindo o Brasil. Isso porque o Banco Central brasileiro precisou aumentar as taxas de juros como forma de conter a inflação.

A carestia nos preços, destaca o FMI, é um fenômeno que castiga particularmente os mais pobres. Além do caso brasileiro, o FMI destaca Rússia, Hungria, México e Turquia como possíveis pontos de instabilidade.

“O agravamento da pandemia e das condições financeiras infligiriam um duplo golpe nos mercados emergentes e nas economias em desenvolvimento e atrasaram severamente suas recuperações”, diz Gita Gopinath.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf