Gilmar critica fundo eleitoral e defende doação de empresas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a proibição do financiamento de campanhas eleitorais por empresas, imposta pela Corte em 2015, contribuiu para a “inflação exorbitante do Fundão”.

Ele é o único ministro da composição atual que votou, na ocasião, pela manutenção da doação por pessoas jurídicas. Ele foi seguido apenas pelos ex-ministros Celso de Mello, que se aposentou ano passado, e Teori Zavascki, morto em 2017 após um acidente.

“Ao invés (de proibir), deveríamos fortalecer a fiscalização dos gastos de campanha, historicamente frágil”, escreveu o ministro, hoje, no Twitter. “Em um sistema complexo, não há fórmulas prontas e nem almoço grátis.”

O veto ao financiamento empresarial de campanhas é apoiado pela maioria dos ministros atuais do STF. Em 2015, Luiz Fux (atual presidente e relator do caso), Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Cármen Lúcia votaram nesse sentido.

Ontem, os senadores aprovaram o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. O fundo eleitoral que bancará as campanhas políticas do próximo ano teve o seu valor triplicado, de R$ 1,8 bilhão há quatro anos para R$ 5,7 bilhões agora.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf